Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, novembro 22, 2017

Censura em pleno século XXI tira Programa Conexão Verdade em Jeremoabo

A imagem pode conter: 1 pessoa, terno e texto


Hoje completou 08 dias que o Programa Conexão Verdade foi retirado do ar por determinação  da direção do  Jeremoabo FM.
Jean-Jacques Becker (1996) avalia que a imprensa perde a capacidade de servir como fonte quando é censurada. E acrescenta que essa capacidade desaparece inteiramente quando se encontra nas mãos do poder. 
A ONG-Transparência Jeremoabo avisa ao leitores e amigos, que o Programa Conexão Verdade não morreu, voltará em breve ainda mais forte. Atendendo aos apelos de inúmeros ouvintes, revoltados  com a decisão ditatorial  e escandalosa da diretória da emissora do " conselheiro",  a ausência do " Conexão Verdade " será  por pouco tempo, pois interessa aos mais pobres, aqueles que decidem eleições.
A decisão de suspender o Programa Conexão Verdade   é explicada pela possibilidade de se ter infringido as normas da rádio, porém não apresenta a justificativa para essa possibilidade. Por que a decisão de suspender o Programa? Porque pode ter infringido as normas – eis a explicação. Mas por que pode ter infringido? Silêncio – não houve justificativa.
Sem sequer justificar por que o texto do colunista ‘pode ter infringido as normas ’, não faltou transparência? Explicou a decisão (com um ‘pode ter’), mas não a justificou. Sem a justificativa da explicação, ‘pode ter’ havido arbítrio na decisão. O silêncio quanto à justificativa ‘pode ter’ sido eloquente a respeito da medida e da índole. A suspensão foi unilateral – em mais de um sentido.
Os " cafetões do poder" não aceitam que o povo mais humilde tome conhecimento de seus ilícitos, de suas improbidades. 
Com as devidas proporções recordo de um artigo que li´a respeito , padre Vitor(hoje beatificado santo), era locutor e em seus programas, já em 1954, falava de questões sociais, como salário justo e reforma agrária. Em 1967, sentiu o peso da censura do governo militar. Ousado, leu a Declarações dos Direitos Humanos. Não deu outra: a Rádio foi lacrada e tirada do ar. Também criou vários bordões, até hoje divulgados.
A liberdade de expressão é um direito individual, mas sua manutenção está diretamente ligada ao interesse coletivo. É com a garantia desse direito que se tem acesso a informações relevantes sobre a ação dos agentes públicos e que se pode ter conhecimento suficiente para elaborar leis realmente justas".

Em destaque

Queda da popularidade traça limites para Lula, ao iniciar seu segundo ano

Publicado em 27 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Baggi (Jornal de Brasília) Bruno Boghossi...

Mais visitadas