Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, fevereiro 20, 2016

A meritocracia hereditária da Capitania Jeremoabo.

 
 
 "A meritocracia hereditária das capitanias modernas".
Neggo Tom, cantor e compositor
"Em 1534, Dom João III, então Rei de Portugal, criou um sistema de administração territorial no período de colonização do Brasil. Esse sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas de terra e delegar a administração de cada uma delas, a famílias consideradas nobres pela coroa portuguesa. A esse sistema deu-se o nome de capitanias hereditárias. Qualquer livro de história vai nos dizer que este sistema foi extinto em 1759, pelo Marquês de Pombal, mas há controvérsias. Como diria Pedro Pedreira, personagem da escolinha do Professor Raimundo: “Me convença”.
Nunca se falou tanto em meritocracia como nos dias atuais, principalmente quando os segmentos mais conservadores da elite, em sua boa parte composto por abençoados hereditariamente pelo sistema de capitanias criado por Dom João III,
Não pode empregar o filho como chefe de gabinete do estado, sem que esse tenha experiência, conhecimento e acima de tudo méritos para exercer tal função. Não! Espera aí! Isso pode. Aliás, não só pode como deve. São ordens do Rei de Portugal. .. . ´
Poderia citar outros exemplos de políticos que empregam ou elegem seus filhos, depois seus netos, depois seus bisnetos, usando do nome ou da popularidade que já possui. Aparecem na televisão ao lado do seu pupilo e com a cara mais lavada do mundo pede ao eleitor que vote nele porque ele é seu filho. Será que esses figurões da política não deveria ensinar os seus filhos a pescar os eleitores? Quer dizer, a fazer a campanha e conquistar votos com os seus próprios argumentos? E ainda assim, após eleitos, os menudos adotam o mesmo discurso hipócrita hereditário, que louva a meritocracia.
O que fica claro ao entendimento de quem quiser enxergar, é que a regra é clara, mas não deve ser aplicada a todos. Me faz lembrar uma frase que é atribuída a Getúlio Vargas, mas cujo autor não se sabe ao certo quem é, e que diz: “Aos amigos tudo, aos inimigos os rigores da lei”. É assim que o coronelismo se perpetua em nossa sociedade. Não preciso dizer que os inimigos a que se refere à frase é o povo, principalmente os mais necessitados. A eles sempre é aplicada a lei de maneira mais rigorosa. A ordem dos donos das capitanias é não permitir que eles se aproximem, o que já era uma preocupação de Dom João III, evitando assim uma possível invasão de seu território. A meritocracia fascista tão cantada em verso e prosa nos dias de hoje, nada mais é que uma forma de fazer com que o povo acredite que as oportunidades são iguais para todos e quem não consegue se estabelecer é por que não tem competência.
Quantos têm a oportunidade de estrear no mercado de trabalho como chefe de gabinete do estado e ganhando mais de sete mil reais de salário? Quantos têm a oportunidade de se eleger deputado porque os eleitores do papai votaram nele? Será que todos nós partimos do mesmo ponto? Os que mais atacam as políticas de inclusão social são os herdeiros das capitanias. Logo eles que têm acesso as melhores oportunidades graças a uma política elitista e seletiva da qual eles não querem abrir mão. Logo eles que abominam o conceito de igualdade social entre as pessoas. Logo eles que acham um absurdo o pobre ter acesso às mesmas coisas que eles. Logo eles que gostam de estabelecer limites sociais para as pessoas que não sejam herdeiras da coroa real. Logo eles que usam a cor da pele como quesito eliminatório num processo de inclusão.
Vamos dar um tempo nessa hipocrisia! Não adianta dar a vara e ensinar a pescar, se quando o pobre joga o anzol só pega peixe pequeno, porque os graúdos já foram fisgados e entregues aos que se julgam donos do rio. E o pobre fica a pensar que a sua isca não foi atrativa o suficiente para ele garantir um bom peixe.  Isso é covardia! Chego à conclusão que para essa elite deixar de ser cara de pau com tanto mérito, não basta dar o coquinho, tem que ensiná-los a ir catar.
Viva, Dom João III!". (Autor: Neggo Tom, cantor e compositor)
 
Nota da redação deste Blog - Apagamos algumas partes desta matéria, deixamos apenas o conteúdo que retrata parte da história de Jeremoabo de antes e dos dias atuais.
O que acontece na administração municipal de Jeremoabo nos dias atuais, com poucas modificações, já acontecia em 1534, portanto, a politicagem de Jeremoabo ao invés de evoluir e se adaptar ao progresso, ao desenvolvimento e a modernidade, regride ao período das capitanias de Dom João III.
Só não enxerga essa realidade os puxa sacos, verdadeiros cegos que fazem  questão de não enxergarem, ou então os oportunista que fazem o possível e o impossível para permanecerem na mamata.
Vamos fazer uma análise  superficial do que está acontecendo hoje na politicagem de Jeremoabo:
Cargo de prefeito - patrimônio particular de pai para filho para esposa.
Cargo de Secretário - irmão, esposa, sobrinho, primo etc.
Cargos Comissionados:  familiares próximos, parentes de vereadores e alguns puxa sacos ou subservientes.
Contratos sem concurso - parentes mais distantes, empregadas, vaqueiros, e alguns cabos eleitores enquanto estão sendo subservientes.
Os demais, como nem todo mundo pode ser empregado, vai quebrando o galho com alugueis de casas superior ao preço do mercado, licitações para o mesmo grupinho, e uma esdrúxula contratação de serviços, como divulgação, compra de terrenos, de areia etc. etc.
Portanto, o  peixe grande é para os da panelinha, o restante do povo, se quiser, é tentar pegar piabas.
Quanto aos vereadores, não merecem nem que se faça qualquer comentário.

Em destaque

Queda da popularidade traça limites para Lula, ao iniciar seu segundo ano

Publicado em 27 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Baggi (Jornal de Brasília) Bruno Boghossi...

Mais visitadas