Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, dezembro 16, 2015

VITÓRIA DE PIRRO




 
 Foto divulgação


O site BobCharles na edição de hoje, 15.12.2015,  divulgou que a Câmara Municipal de Vereadores de Jeremoabo julgando a empacada prestação de Contas de Tista e de Pedrinho de João Ferreira, ex-prefeitos, relativas ao ano de 2012, as aprovou por maioria de 2/3 (9X4), o que, em tese, retira os ex-prefeitos da condição de inelegíveis, o que em verdade foi uma Vitória de Pirro (sugere-se pesquisar na Wikipédia a expressão vitória de pirro). 
É que a Lei Orgânica do Município de Jeremoabo ao tratar do julgamento das Contas do Prefeito Municipal no seu art. 70, § 2º, diz que emitido o Parecer Prévio pelo Tribunal de Contas da Bahia – TCM-BA, a Câmara Municipal terá o prazo de 60 dias para julgá-las, a contar da data de recebimento do Parecer, sob pena de se considerar julgadas as contas nos termos da conclusão do Parecer Prévio, o que vale dizer, as contas dos ex-gestores já estavam consideradas rejeitadas, em nada aproveitando o julgamento tardio pela Câmara, embora se anunciei que a votação estivesse viciada, podendo ser declarada a nulidade em mandado de segurança ou por ação popular.
O Parecer Prévio do TCM sobre as contas de Tista de Deda e de Pedrinho de João Ferreira relativas ao ano de 2012 foi pela rejeição delas, de forma que assim que fluiu o prazo de 60 dias sem o julgamento delas pela Câmara os ex-gestores municipal passaram a condição de inelegíveis por 08 anos.
O § 2º do art. 70 da Lei Orgânica Municipal prevê:
As contas do Prefeito e da Câmara Municipal, prestadas anualmente, serão julgadas pela Câmara dentro de sessenta dias após recebimento do Parecer do Tribunal de Contas ou órgão estadual a que atribuída essa incumbência, considerando julgadas nos termos das conclusões desse parecer, se não houver deliberação dentro desse prazo. 

Em destaque

Em plena crise mundial, três Poderes criam tempestade política no Brasil

Publicado em 19 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Alpino (Yahoo Notícias) José Casado Veja ...

Mais visitadas