Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, dezembro 16, 2015

Cunha diz que pedido da PGR é mais uma retaliação à deflagração do impeachment

postado em 16/12/2015 21:19
Brasília, 16 - Ao deixar seu gabinete na noite desta quarta-feira, 16, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse que o pedido de afastamento do mandato parlamentar é mais um "fato político" e uma retaliação do procurador-geral Rodrigo Janot, que segundo ele, o "escolheu para ser investigado". "É tentativa de desviar o foco da discussão de hoje", disse, referindo-se ao julgamento do rito de impeachment pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Mesmo com o pedido, ele acha possível continuar comandando a Casa por não crer que haverá interferência do STF.

O peemedebista ficou sabendo do pedido de Janot pelo Broadcast Político e disse acreditar ser pouco provável que a solicitação da PGR tenha andamento. Ele creditou a peça a "mais uma retaliação à deflagração do impeachment" e avaliou que a divulgação hoje da ação foi para "atrapalhar" a cobertura jornalística e colocá-lo no centro dos acontecimentos. "No momento em que está tendo uma decisão do Supremo confirmando os atos que foram praticados aqui, aí tenta-se criar mais uma cortina de fumaça, mais um fato político para talvez tentar dividir ou atrapalhar a mídia do dia", concluiu.

O presidente da Casa confirmou que tinha em sua casa cópia dos inquéritos contra ele e afirmou que as provas apresentadas contra ele por Janot foram retiradas do próprio inquérito, proveniente de depoimentos existentes. "Colocar que isso é um fato estranho, que motiva o afastamento, aí cita coisas de cinco anos atrás, cita coisas continuadas. Achei um absurdo as colocações lá", declarou.

Cunha, que acompanhou nesta tarde pela TV o julgamento no STF, disse que o voto do ministro Edson Fachin corrobora para a não existência de manobras imputadas a ele. O peemedebista rebateu "a gritaria do golpe" feita, segundo ele, por parlamentares do PT, PCdoB e PSOL e destacou que o voto do relator mostrou "que tudo foi feito dentro da correção". "Aquilo tudo que chamaram de golpe está confirmado, a votação secreta, a possibilidade disputa. Foi tudo confirmado pelo voto do ministro relator. Cadê as manipulações, os golpes, as manobras?", insistiu.

O deputado reiterou nesta quarta-feira que pretende recorrer da decisão do Conselho de Ética de aprovar a admissibilidade de seu processo por quebra de decoro parlamentar. Ele pretende apresentar recurso à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e deve impetrar mandado de segurança no STF por "cerceamento" do direito de defesa no colegiado. Segundo Cunha, amanhã às 8h será notificado do processo, mas de acordo com o colegiado a notificação será feita às 9h. O peemedebista se considera vítima de um processo de "justiçamento". "Não há dúvidas de que isso vai cair. Quando insistem em fazer a coisa equivocada, acaba dando nisso", previu.

Cunha disse desconhecer a informação divulgada pela revista Época de que dois delatores confirmaram à PGR que ele cobrava propina para liberar dinheiro do FI-FGTS para empresas e recebia os valores em contas na Suíça e em Israel. Segundo a revista, Cunha recebeu R$ 52 milhões em propina. "Não li, não posso comentar", respondeu.

Em destaque

Em plena crise mundial, três Poderes criam tempestade política no Brasil

Publicado em 19 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Alpino (Yahoo Notícias) José Casado Veja ...

Mais visitadas