Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, outubro 19, 2013

O asfaltamento da BR=235 anunciado há décadas, não sai do papel.




Apesar de termos na Bahia um governador do PT e um ministro dos transportes  baiano,ainda há uma grande  falta de interesse ou vontade política  por parte dos mesmos , no que se refere  ao  início das obras de conclusão do último trecho  da BR-235.

Seria de bom alvitre, que se espelhassem nos governadores de Sergipe  e Alagoas,onde  nestes estados a pavimentação nas rodovias,são satisfatórias,graças aos representantes políticos que correspondem aos interesses da região.



O asfaltamento da chamada estrada do sertão,  até a divisa com Sergipe é um sonho  antigo  da população da região Jeremoabense  e uma necessidade imperativa  do município.

É uma mostra que não é de hoje, que o tão sonhado asfalto na rodovia que liga  pelo menos Jeremoabo a Carira  sempre foi usado como instrumento de promessas políticas.

O cancelamento frio e lacônico foi mais uma frustração,  onde  pergunto aos politiqueiros de Jeremoabo:   até quando o asfalto que nunca chega vai servir apenas para eleger políticos que pouco nos representam?

Aliás, um povo que vota em troca de migalhas,  favores, em busca de emprego ou vende o voto, não tem condição de reivindicar nem exigir nada, pois  já receberam o pagamento merecido.

Ou  a população da região se conscientiza  e deixa de ser eleitor de cabresto, ou irá continuar só no pão e circo,   esquecendo do desenvolvimento e progresso para a cidade.



Ministro da Defesa é vaiado por dar garantia militar ao leilão de Libra


  • Isabela Vieira
    Agência Brasil

Brecha na lei eleitoral favorece palanque duplo nos Estados

Em 5 anos, SUS sofre desvios de mais
de R$ 500 millhões

'STF é contraditório e conservador', diz militante de direitos humanos

 

SUS paga 201 consultas no mesmo dia para paciente

Conheça trajetória de duas famílas beneficiadas em Pernanmbuco

Congresso inicia nesta semana corte de supersalários


Senado primeiro decidiu não devolver os valores, mas recuou da postura
Câmara e Senado vão abater os vencimentos de aproximadamente 1,8 mil funcionários que recebem acima do teto constitucional. Servidores das duas Casas já receberam notificações informando a limitação
Continue Lendo...

Campanhas eleitorais concentram corrupção, diz diretor da PF

Carlos Lungarzo: os paradoxos da discriminação

Leilão vai ocorrer mesmo com um interessado, diz Lobão

Nas revistas: documentos indicam enriquecimento de ligados ao trensalão

Nos jornais: TCU tem quatro ministros com supersalários

A modelo Bárbara Di Creddo faz sucesso nas passarelas Famílias ocupam terreno no Morro da Lua Presidente de sindicato é assassinado com sete tiros em rua do Glicério
Barça deixa de ser 100% no Espanhol Ônibus são incendiados em Mauá Carro da PM pegando fogo nas proximidades da clínica Royal

Efeitos do Bolsa Família após dez anos são desiguais

STF retira de seu site despesas com passagens aéreas

por Felipe Recondo e Mariângela Gallucci/ Agência Estado
STF retira de seu site despesas com passagens aéreas

 

Repete-se a farsa do horário de verão


Carlos Chagas

Folha acusa procurador eleitoral de petismo




:


Campos e Marina querem aliança com Barbosa




:
 



Barbosa persegue inimigos políticos, diz Federação

Edição/247 Fotos: STF / Divulgação / Reprodução:





Gaspari ironiza Dilma por sugerir estudo aos candidatos

Edição247-Divulgação / Roberto Stuckert Filho-PR:



 

Calcinha fio dental pode causar problemas na região íntima

Calcinha fio dental pode causar problemas na região íntima


Relator se pronuncia no caso da liminar que suspende posse de Roberto Frank

Relator se pronuncia no caso da liminar que suspende posse de Roberto Frank



O Blog da Bê nos disponibiliza a entrevista do Lula ao jornal EL País
ACESSE A ÍNTEGRA: http://beguerreira.blogspot.com.br/2013/10/a-imprensa-ja-condenou-os-envolvidos-no.html?spref=fb




Eliane: Marina corre risco de ser o Itamar de Campos

,
Edição247-Divulgação:
 
Hermínio Bello de Carvalho
Compositor e poeta
Procuro saber

É censura uma pessoa pública (ou não) ser objeto de um livro, e negar ao autor o direito de publicá-lo

A discussão me atrai, sobretudo porque ainda não a vi tratada pelo seu viés cultural. Desde menino sou atraído por biografias, autorizadas ou não. E também por autobiografias. Fico arrepiado em lembrar o que Ruy Castro passou com seu livro sobre Garrincha, interditado pelas filhas do jogador. E agora me deparo com a notícia de que a biografia de Noel Rosa continua interditada pela sua família, herdeira de sua história. Tão logo surgiram rumores de que o Roberto Carlos iria judicialmente retirar de circulação a sua bela biografia, tratei de comprar logo uns 3 exemplares. Ótimo e respeitoso livro, por sinal. A biografia de Clementina de Jesus está sendo negociada com seus “herdeiros”, uma nova profissão a ser reconhecida pelo Ministério do Trabalho.
Veja também
Infográfico: entenda a batalha das biografias
'Chico reconheceu seu erro e não quero alimentar picuinhas', diz biógrafo de Roberto Carlos
Chico Buarque pede desculpas a biógrafo de Roberto Carlos
Exclusivo: Vídeo mostra entrevista de Chico Buarque a autor de biografia de Roberto Carlos
Polêmica das biografias toma conta das redes
Ana de Hollanda contraria opinião de Chico Buarque e se diz a favor de biografias sem autorização
No ‘Saia Justa’, Paula Lavigne detalha posição sobre biografias
Mas vamos lá, ao tal viés cultural. Foi com o pseudônimo de Quincas Laranjeiras, violonista muito admirado por Villa-Lobos, que Sergio Cabral iniciou sua carreira de biógrafo tendo Pixinguinha como foco de sua pesquisa. Contextualizemos: 1978, a Presidência da República era ocupada pelo General Ernesto Geisel, Nei Braga era o Ministro da Educação e Cultura e a Funarte, recém-fundada, tinha na Presidência o escritor José Candido de Carvalho (“O Coronel e o lobisomem”) e Roberto Parreira na direção executiva. Nessa mesma época o Macalé e o Sergio Ricardo pensaram numa sociedade sem fins lucrativos a que chamamos sombras: Tom Jobim foi eleito presidente e eu o seu vice. E nessa mesma época o Albino Pinheiro inventou o Seis e Meia, e me levou para estruturar artisticamente o projeto. Passo ao largo dessa história, já bastante conhecida (ou não?), reduzindo-a ao essencial: inventei um Projeto Pixinguinha, que outra coisa não era senão um macro filhote do “Seis e meia” do Albino, e que a Funarte adotou como uma espécie de carro-chefe graças à visão do Roberto Parreira, faça-se justiça a ele. Acabei alocado numa Assessoria para Projetos Especiais da Funarte, e a história toma outro rumo: pensei num projeto de apoio à pesquisa e conseqüente publicação de biografias.
A Funarte já tinha em sua equipe o pesquisador Ari Vasconcellos. Deve-se a ele, bem antes de minha entrada na Instituição, a edição de livros importantíssimos como “Figuras e Coisas da Música Popular Brasileira”, de Jota Efegê; “Ary Barroso”, de Mário de Moraes; “O choro”, de Alexandre Gonçalves Pinto; “Na roda de samba”, um clássico de Francisco Guimarães, o celebrado “Vagalume”; “Chiquinha Gonzaga”, de Marisa Lira e “Samba”, de Orestes Barbosa. Não foi pouca coisa, não.
Sobretudo se levarmos em conta que Ari já publicara em 1964 um alentado “Panorama da Música Brasileira”, em dois volumes – e em 1977 o “Raízes da Música Popular Brasileira”. Trabalhava muito esse Ari Vasconcelos. Quando Carlos Lacerda assumiu a governança do Estado, instalou o Museu da Imagem e do Som, instituição idealizada por Mauricio Quadros, que foi nomeado primeiro diretor daquela Casa. E quem soprou no ouvido de Mauricio a idéia dos depoimentos gravados pelo MIS? Nosso Ari Vasconcellos. Mas não vamos esquecer que o rancoroso e talentosíssimo J. Ramos Tinhorão já estava na área desde 1966, e o Jornal do Brasil, façamos justiça, tinha uma equipe de responsabilidade abordando assuntos da música popular . E lá militava o jovem Sergio Cabral, ainda sem nenhum livro publicado – e aí temos que retornar ao assunto Funarte, porque só bem depois ela institucionalizaria o Projeto Lucio Rangel de Monografias.
Ela, a Funarte, estava ainda provisoriamente instalada no Museu Nacional de Belas Artes. O “Pixinguinha, vida e obra” não só inaugurava a carreira de biografo de Sergio Cabral, como também abriu caminho para a edição do “Filho de Ogun Bexinguento” – livro da dupla Marilia T. Barboza da Silva e Arthur L. de Oliveira Filho, menção honrosa do mesmo concurso nacional de monografias que premiara, com justiça, nosso grande Sergio.
O projeto Lucio Rangel de Monografias viria no rastro do sucesso de outro Projeto, o Pixinguinha. E aí sim a coisa tomou vulto: foram 30 (trinta!) títulos publicados, uma comissão de críticos e pesquisadores escolhendo os temas que mereceriam sofrer abordagem. Havia uma linha conceitual direcionando as escolhas: vamos priorizar as figuras marginais de nossa cultura, tipo Assis Valente e Wilson Batista, para ficarmos em apenas dois exemplos. Peraí, lembremos mais: Paulo da Portela, Silas de Oliveira, Cartola, Candeia, Garoto, Radamés Gnattali.
Passaram-se os tempos, o filão ganhou musculatura. Mas a coisa foi ficando mais difícil ao surgir a tal categoria a que já me referi, e a ser reconhecida pelo ministério do Trabalho: a do “herdeiro”.
Essa figura que surge das sombras para, de alguma forma, levar alguma vantagem pecuniária em cima de alguém que se dedique a escarafunchar a nossa cultura. Essa figura sinistra tem sim o poder de embargar um livro. Enfim: aonde quero chegar? Como sou um bestalhão e ingênuo, continuo acreditando em certas instituições. Um dia, um “herdeiro” (ou meio herdeiro) de Mãe Quelé foi aos jornais declarar que eu havia ficado com o espólio de Clementina, daí a filha dela estar morrendo à mingua, sem qualquer assistência.
Ele, o difamador, ostentava corrente de ouro e navegava pela vida a bordo, se não me engano, de uma Mercedes Benz. Não que ele tenha usufruído esses bens às custas de Quelé, coitada: já velhinha, sobrevivia às custas de shows em casas noturnas pequenas, e não havia como intervir na situação. Clementina era território com diversos donos, o que se podia fazer era às escondidas. Essa história, eu sei, ainda vai sair em livro.
Quem se sentir prejudicado por certo irá atrás do “prejuízo” ao ler esse final inglório da grande Dama. Quando foi publicada a matéria citada no parágrafo anterior, fiz o que devia: mandei uma carta ao jornal, que se negou a publicá-la. O editor do caderno explicava que “não queria criar polêmica”. Ou seja: que eu me conformasse com a difamação. Fui pro computador, escrevi um livreco sobre o assunto, o editei às minhas custas e mandei para alguns amigos. Nenhuma nota nos jornais. Mas, para muitos, esse meu retrato desfocado e cheio de estrias na alma terá me causado danos.
Fico à vontade para tocar no assunto: o “Timoneiro”, meu perfil biográfico assinado por Alexandre Pavan, jamais sofreu interferência de minha parte em sua elaboração, e só o li depois de publicado. Fui sim entrevistado por ele diversas vezes, para desfazer dúvidas sobre episódios controversos como o Projeto Pixinguinha. Está longe de ser uma biografia “chapa branca”.
Até porque não havia nenhum corpo dentro do armário pra se esconder: as portas foram abertas, sem fantasias. Contraditoriamente, respeito a opinião de Gilberto Gil e, agora, do Chico Buarque quando se refere ao direito de privacidade. Se um “biógrafo” se aventurar a escrever a biografia de uma pessoa que seja, por natureza, polêmica – sabe-se o resultado.
Vai escarafunchar os lençóis amarrotados do biografado, com quem dormiu ao longo da vida, vasculhar gavetas metafóricas em busca de pistas que o conduzam a aspectos, digamos, “degradantes” da personalidade enfocada, buscar guimbas de maconha nos cinzeiros, drogas camufladas nas meias – toda sorte de “desvios” que fazem, sim, a delícia de um tipo de leitor que existe no mercado – leitor que nunca irá, por exemplo, comprar a monografia de Paulo da Portela ou Radamés Gnattali.
Mas esse direito à privacidade que ganhe, dentro dos fóruns legais, musculatura suficiente que permita ao difamado defender-se amplamente e ressarcir-se dos danos causados à sua vida pessoal. A biografia do político José Dirceu, recentemente publicada, mereceu uma análise na revista Piauí que destrói a credibilidade do autor do trabalho, tal a soma de erros apontados naquele trabalho. Não sei que rumo tomou o caso. Não tenho qualquer simpatia pelo biografado, diga-se de passagem.
Mas temos que nos reconhecer como personagens que fazem parte desse mundinho a que se convencionou rotular de “pessoas públicas”, em torno das quais grassam histórias mergulhadas em espessas nuvens de maledicências – e é esse o preço, afinal, eu se paga quando somos , por natureza, instigadores e fadados a mergulhar, sem proteção, nas águas escuras onde a nossa cultura se charfunda. E aí viramos uma espécie de mictório público, onde qualquer um pode mijar em cima, sem que alguém saque um talonário de multas para punir o infrator. Experimente entrar numa banca de jornais e veja o número de revistinhas ordinárias especializadas em explorar esse veio que existe desde que o mundo é mundo. Um culto ao narcisismo que beira o ridículo.
Lembro da “Coluna da Candinha” na extinta Revista do Rádio, década de 50, auge da popularidade do rádio. Vivi isso na pele: aos 16 anos será repórter de uma revistinha de rádio, e publiquei
uma matéria sensacionalista, que revelavam segredo guardado a sete chaves: quem era o grande amor de Marlene. Quem? A mãe dela. Mais ridículo e ingênuo impossível.
Enfim: que se processo o caluniador. Pague-se esse preço: caso contrário, estaremos sendo censores. E a censura nos conduz a uma outra vertente que dela emana: a auto-censura. Proibimo-nos de expressar nossas verdades. E logo nós, artistas, que vivemos da invenção, que usufruímos da vida o que ela nos oferece do bom e também do pior. Derrapamos, às vezes, quando nos sentimos agredidos – ou quando agridem uma pessoa a quem devotamos admiração e respeito.
Nelson Motta teria violado esse direito à privacidade a que se referem Gilberto Gil e Chico Buarque ao escrever a biografia de Tim Maia? E a vida daquele cantor e compositor poderia ser abordada de outra forma? E Cazuza? Em nenhum momento a família interditou qualquer obra que enfocasse a vida pessoal do compositor.
Enfim: biografias só autorizadas é censura, sim. É censura uma pessoa pública (ou não) ser objeto de um livro, e negar ao autor o direito de publicá-lo. Pior ainda: é querer intervir em sua elaboração, tornando a obra uma biografia “chapa branca”.
Quando falei do Projeto Lucio Rangel de Monografias, foi porque encontrei minha querida Ligia Santos, filha do legendário Donga (“Pelo telefone”) – uma das poucas fontes primárias que ainda
podem falar de alguns contemporâneos de seu pai – como é o caso de João da Bahiana. As “fontes primárias” (aquelas que conviveram diretamente com figuras já desaparecidas) estão rareando. Quase todos os contemporâneos de Mário de Andrade já se foram. Há pouco, perdemos o cenógrafo Fernando Pamplona, aos 87 anos. Quem melhor escreveria sobre Joãosinho Trinta, seu discípulo, e a quem considerava um gênio?
Entendo que o assunto é polêmico, e que a discussão, em nenhum momento, privilegiou esse viés cultural que tanto defendo.
Aguardemos os livros sobre Wilson Batista (Rodrigo Alzuguir, o autor) e um outro sobre Clementina: “Quelé: a voz da cor”, de Felipe Castro, Janaina Marquesini, Luana Costa, Maria Kobayashi e Raquel Munhoz. Aposto nesses jovens pesquisadores.
Termino com uma recomendação: não percam o musical “Clementina, cadê você”. O autor? Pedro Murad. A direção, de Duda Maia.
Imperdível.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/procuro-saber-10414347#ixzz2i5LFQeL8
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
 

Em destaque

Caras jornalistas, caros jornalistas,

c , Caras jornalistas, caros jornalistas, Nesta próxima sexta-feira, 26 de abril, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) vai ter eleições...

Mais visitadas