Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, outubro 19, 2011

STF concede HC a Paulo Sérgio e gera expectativa na Câmara

Crédito: Divulgação

Antônio Galdino

Foto vereador Paulo Sérgio Barbosa dos Santos

No dia 1º de dezembro de 2010 a Operação BeneVícios da Polícia Federal cumpriu 23 mandatos de prisão em Paulo Afonso e região, sendo presos, dentre outros, 4 vereadores, um deles o vereador Paulo Sérgio, da Câmara Municipal de Paulo Afonso e funcionário do INSS desta cidade.

O resultado da ação da Polícia Federal foi apresentado à imprensa em entrevista coletiva no auditório do San Marino Hotel na qual falaram o Superintendente Regional Nordeste do INSS, José Nunes Filho, o Delegado da Polícia Federal, Daniel Veras e a Coordenadora da Assessoria de Planejamento e Estratégia da Previdência Social, Neuza Peixoto.

Segundo informou Daniel Veras, naquele dia, 01.12.2010, a operação visava o cumprimento de 26 mandados de prisão preventiva e 27 mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pelo Juiz Federal Dr. Fábio Ramires e foi requerido pela Polícia Federal para os Estados de Sergipe e Bahia, nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Paulo Afonso, Jeremoabo, Chorrochó, Glória, Coronel João Sá e Macururé.

Segundo a representante do INSS, Neuza Peixoto, ao término das investigações, o valor do prejuízo do INSS poderia ser bem maior do que R$17 milhões de reais.

No dia 18 de outubro, segundo informa o Dr. Fernando Montalvão, o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL – STF, por decisão unânime da 1ª Turma, no HC 109709, relator o Min. Dias Toffoli, acatou os argumentos da defesa de Paulo Sérgio representada em Plenário pelo Dr. João Gomes da Silva, depois de oito pedidos de Habeas Corpus anteriores, e concedeu a sua liberdade provisória com algumas medidas restritivas, dentre as quais, o afastamento do cargo por ele exercido no INSS, até o término dos processos, medida que já fora determinada pelo Juiz quando do decreto da prisão temporária.

Quanto ao rombo informado pelos integrantes da Operação BeneVícios, inicialmente, de 17 milhões, foi reduzido e para 11 milhões e no HC julgado pelo STF, ficou consignado que a Corregedoria do INSS em processo administrativo instaurado, imputou a Paulo Sérgio possíveis irregularidades na concessão de benefícios no importe de 167 mil reais, o que desmistifica a operação midiática levada a efeito e que mais se assemelhou a operação do comando norteamericano que matou Bin Laden no Paquistão.

No processo administrativo, a defesa de Paulo Sérgio sustentou a inteira legalidade na concessão dos benefícios concedidos dentro das regras da Previdência Social. O relatório prévio da Comissão processante do INSS foi juntado ao HC julgado pelo STF, como também já tramitava no TRF1 pedido incidental de conversão de prisão preventiva em medidas cautelares genéricas, com base na lei de julho assinada pela Presidente Dilma.

Julgado o HC no dia de ontem, 18, a expectativa é que a Vara Federal de Paulo Afonso seja comunicada ainda hoje, já que a Secretaria da 1ª Turma do STF informou o recolhimento das assinaturas dos Ministros julgadores.

A indagação que se faz é como ficará o cargo exercício por Edson Oliveira Maciel, Dinho, do PP, convocado em lugar de Paulo Sérgio. Indagado pela reportagem, o Dr. Fernando Montalvão disse que aguardaria o inteiro teor do acórdão do STF para se manifestar, adiantando alguns aspectos formais do afastamento do cargo.

O vereador municipal que tem contra si decretada prisão preventiva, automaticamente fica licenciado do exercício do cargo, o que é previsto pela Lei Orgânica do Município de Paulo Afonso no art. 40, § 5º. Por outro lado, restabelecida a liberdade do vereador, independentemente de qualquer formalidade, ele reassumirá o cargo, sendo bastante ele exibir ao Presidente da Câmara Municipal o Alvará de Soltura. Isso independe de reunião de Mesa Diretora da Câmara ou decisão plenária.

O advogado Fernando Montalvão diz que o que foi conseguido foi o direito de Paulo Sérgio responder o processo em liberdade com algumas medidas restritivas, porém, o processo tem seu curso e atualmente tem seguimento no Tribunal Regional Federal da 1ª Região – TRF1-, com sede em Brasília, sendo admitidos recursos ao STJ e ao STF, se a sentença contra o vereador vir a ser mantida pelo TRF1.

Quanto às perspectivas futuras do processo, o advogado diz que espera pela absolvição de Paulo ou a anulação do processo, o que foi vastamente apreciado no recurso de apelação.

O vereador Paulo Sérgio Barbosa dos Santos, funcionário público do INSS, foi condenado a 13 anos de prisão por corrupção passiva e formação de quadrilha.

Paulo Sérgio estava preso desde 1º de dezembro de 2010 no Comando do 20º Batalhão da Polícia Militar de Paulo Afonso (BA), em sala especial e há seis meses foi transferido para o Batalhão de Choque da Polícia Militar da cidade de Lauro de Freitas, enquanto aguardava o julgamento de seu recurso de apelação.

Desde o primeiro momento que a defesa contestou a ordem de prisão junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com sede em Brasília e, como não obteve sucesso, recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) em dois pedidos de HC também rejeitados. Em seguida foi requerido um primeiro HC no STF, posteriormente retirado, para em seguida vir outro HC no qual o STF concedeu a liberdade a Paulo Sérgio na decisão de ontem.

Nos Habeas Corpus impetrados no Supremo foi alegado que o funcionário público é primário, tem bons antecedentes, domicílio e profissão definida, não podendo ser submetido a uma antecipação da execução penal por força do princípio da presunção da inocência, que é uma garantia constitucional. Foi sustentado que não havia fatos novos a determinar a manutenção da prisão na sentença de 1º grau e o fundamento de que solto ele poderia interferir na apuração administrativa deixara de existir, quando a Comissão Processante do INSS já encerrou a instrução do processo administrativo, o que aconteceu em abril do corrente ano.

Quanto ao possível retorno de Paulo Sérgio à Câmara Municipal, Montalvão disse que a democracia brasileira é representativa e o vereador foi eleito pelo povo e somente perderia o mandato se houvesse sentença condenatória transitada em julgado, o que não é o caso. A depender do acórdão, o causídico disse que o atual Presidente da Câmara Regivaldo Coriolano, na Administração da Câmara tem observado o princípio da legalidade, mostrando equilíbrio e seriedade e não é pessoa a se submeter a caprichos pessoais ou brigas paroquiais, basta cumprir a lei.



Após invalidar Ficha Limpa, STF garante posse de Cunha Lima no Senado


MAIS UM SITE DA REGIÃO CENSURADO

Este blog está censurado!

A Meritíssima Juíza de Direito da Vara Cível da Comarca de Cícero Dantas, Dra. Denise Vasconcelos Santos, desde o dia 17.10.2011, ordenou a retirada de postagens que "denigram" o prefeito de Heliópolis Walter Rosário, bem como efetuar novas inserções negativas ao nome do alcaide, mesmo que seja verdade.
.

Há meses atrás, a respeito da omissão de certos órgãos da imprensa de Jeremoabo concernente a divulgação de notícias, eu citava Martin Niemöller em seu comentário:


"Primeiro vieram buscar os judeus e eu não me
incomodei porque não era judeu.
Depois levaram os comunistas e eu também não me importei pois não era comunista.
Levaram os liberais e também encolhi os ombros. Nunca fui liberal.
Em seguida os católicos, mas eu era protestante.
Quando me vieram buscar já não havia ninguém para me defender…"



Então primeiro vieram buscar o site jeremoabohoje, e muitos não se importaram porque não era com eles, porém a imprensa nacional de incomodou...

Hoje mais um Blog da Região é censurado, e por incrivel que pareça por iniciativa de prefeito; molestia que atacou o jeremoabohoje, como abaixo especificado:





  • Só espero que o "tista de deda"ajuize ação com cesura contra o site do MPF que divulgou representação ´por fraudes em licitação de recursos desviados por "tista de deda"e outros, destinados à educação de crianças e adolescentes de uma das regiões mais pobres do Brasil


    Uma nação corrompida

    Carlos Chagas

    Ministério do Esporte mostra que já não se fazem comunistas como antigamente. Pelo menos, no Brasil.

    Carlos Newton


    Depois de Iraque e Afeganistão, o Irã parece ser a bola da vez na fracassada primavera árabe.

    Roberto Nascimento



    Governo endurece negociação de reajuste das aposentadorias

    No Rio,estilhaços da morte vêm da omissão, da inércia, de corrupção

    Pedro do Coutto

    Em boa hora, comentarista lembra o depoimento do deputado petista Arlindo Chinaglia sobre a denúncia do mensalão.

    Paulo Afonso





    Deputados prometem brigar por aumento acima da inflação para aposentados que recebem mais que um salário em 2012

    Reflexões sobre a fase desmoralizante que vive hoje a política brasileira. Em outro país, o governo já teria sido derrubado.

    Carlos Newton

    refém por 20 horas

    Cativeiro de promotor era vigiado por garota de 12 anos


    área administrativa

    Governo envia projeto de lei de reajuste de 7% para servidores


    Para estimular economia

    BC volta a cortar taxa de juro

    Máquina

    Esportivo Peugeot RCZ chega ao Brasil esbanjando charme e estilo

    com ousadia

    Esportivo Peugeot RCZ chega ao Brasil esbanjando charme e estilo


    Olá

    Wanessa Camargo põe feto como autor de ação contra Rafinha Bastos

    Wanessa Camargo põe feto como autor de ação contra Rafinha Bastos


    Quinta-feira, 20/10/2011 - Atualizado às 09:53Últimas Notícias

    REUTERS/Esam Al-Fetori / A prisão ocorre no mesmo dia em que os rebeldes anunciaram a tomada de Sirte, reduto de Kadafi

    Muamar Kadafi foi capturado, diz CNT

    O ex-ditador da Líbia estaria muito ferido, mas ainda respirando, informou um comandante do Conselho Nacional de Transição

    Forças do governo líbio anunciam tomada de Sirte

    Fifa anuncia nesta quinta-feira o calendário da Copa do Mundo no Brasil

    Curitiba torce por cinco jogos, sendo um nas quartas de final


    Depoimento liga ex-ministro a esquema de propina no Esporte

    Agnelo Queiroz, hoje governador do Distrito Federal, foi acusado de ter recebido R$ 256 mil. Assessoria dele nega. Mas MPF abre investigação

    Ministério prorroga convênio com ONG de fachada até 2012


    Disputa por petróleo vira guerra de secessão

    Um país dividido em torno do dinheiro do petróleo. As consequências dessa secessão ainda são imprevisíveis

    Os estados não produtores ganharam o round no Senado, mas a briga ainda está longe de terminar. Estados produtores prometem ir à Justiça, e a disputa pode acabar por contaminar outras votações no Congresso

    Continue Lendo...

    Rudolfo Lago: de explicar o ralo por onde escoou dinheiro público, Orlando Silva não escapa

    Jornais: Ministério do Esporte renova convênio fantasma até 2012

    Fórum: Viviane Granda e Rodrigo Castro. Perigos da campanha "De olho na validade"


    Márlon Reis
    Márlon Reis

    Ficha limpa: o que está em debate no STF

    “No centro das discussões está a resposta a uma indagação primária: inelegibilidade é pena criminal ou condição para o registro da candidatura?”


    Discriminar indivíduo portador de HIV ou doente de aids poderá dar cadeia

    Discriminação por HIV pode gerar até quatro anos de prisão

    Projeto aprovado na Câmara define crime de discriminação dos portadores do vírus e doentes de aids

    Cassio Cunha Lima entrará no Senado na vaga hoje ocupada por Wilson Santiago - Ricardo Stuckert/PlanaltoRecurso de Cássio Cunha Limpa é enviado ao STF. Agora, já são 15 as ações sobre a Lei da Ficha Limpa que Supremo tem de julgar

    STF determina diplomação de Cássio Cunha Lima

    Ao negar três agravos regimentais, decisão da mais alta corte do país será enviada para a Justiça Eleitoral, responsável por diplomar o tucano como senador pela Paraíba


    Chuva: trânsito lento e semáforos danificados

    Instabilidade do tempo em Salvador é causada por uma frente fria proveniente da Região Sul do país

    Polícia apreende lixo hospitalar em loja no centro de Ilhéus

    Material recolhido, usado e com manchas de sangue, era revendido para clínicas e instituições


    Pivô do caso Palocci é acusado de fraude na venda de combustível

    Gesmo Siqueira é o proprietário do apartamento de R$ 4 mi que ex-ministro ocupou até julho


    MP pede intervenção em município por falha em transporte escolar



    PM que denunciou corrupção no Esporte entrega lista com 15 novos nomes à PF



    Repúdio a Nilo


    Reprodução/Al Jazeera

    Vídeo feito por celular mostra suposto corpo de Gaddafi, capturado em Sirte; veja Vídeo feito por celular mostra suposto corpo de Gaddafi, capturado em Sirte; veja

    Fonte: Folha.com.br


    Em destaque

    Interpretação correta dos números das pesquisas requer mais do que palpites

    Publicado em 28 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do JCaesar (Veja) Maria Hermínia Tavares Fol...

    Mais visitadas