Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, outubro 03, 2011

Mais da metade dos prefeitos mineiros é investigada

Dos 853 prefeitos de Minas Gerais, 443 são investigados em pelo menos um processo pela Procuradoria de Justiça de Combate aos Crimes Cometidos por Agentes Políticos Municipais, do Ministério Público do estado. O órgão é responsável por investigar tanto denúncias de crimes comuns - como acidentes de trânsito, homicídios e lesão corporal - quanto os atos que lesam a administração pública, como fraudes em licitações, desvios de verba e contratações irregulares de servidores. A reportagem é do jornal O Tempo.

De acordo com o Ministério Público de Minas, os crimes mais comuns cometidos por prefeitos são fraude em licitação, desvio de verba, crime ambiental e contratação irregular de servidores.

O MP conta que, atualmente, 692 denúncias contra prefeitos mineiros estão em fase inicial de investigação na Procuradoria, conhecida popularmente como Procuradoria de Crimes de Prefeitos. Destes, 79 foram originados de inquéritos policiais. O órgão contabiliza ainda outras 239 investigações que deram origem a ações penais na Justiça. Para o procurador Elias Paulo Cordeiro, a corrupção não está aumentando nem diminuindo. "É a mesma coisa, mas tem aparecido mais", afirma.

Apesar de as investigações correrem sob sigilo, algumas se tornaram públicas. É o caso do prefeito de Lagoa da Prata, no Centro-Oeste mineiro, Antônio Divino de Miranda (PPS). No fim do ano passado, o Tribunal de Justiça de Minas recebeu denúncia da Procuradoria contra o político por irregularidades em processo licitatório. Antônio Divino teria contratado uma empresa de consultoria sem concorrência pública em troca de propina. O esquema também envolveria outras prefeituras e foi revelado pela operação Pasárgada da Polícia Federal. Ao todo, os contratos custaram R$ 536 mil aos cofres de Lagoa da Prata.

Também denunciado por fraude em licitação, o prefeito de Pirapora, no Norte de Minas, Warmillon Fonseca Braga (DEM), ganhou as páginas dos jornais ao ser investigado por supostamente beneficiar, com verbas públicas, uma rádio de propriedade de sua irmã. Mas, segundo o MP, o veículo de comunicação pertence a Warmillon. De acordo com as investigações da Procuradoria de Crimes de Prefeitos, ele teria fraudado duas licitações para destinar à rádio recursos da ordem de R$ 1,4 milhão.

Outra investigação que começou no MP e chegou à Justiça pesa sobre o prefeito de Matias Cardoso, região Norte, João Cordoval de Barros (PT). João Pescador, como é mais conhecido, é acusado de contratar irregularmente 196 servidores em detrimento de candidatos aprovados em dois concursos públicos. Nos três casos, os suspeitos alegam inocência enquanto ainda preparam suas defesas.

De acordo com o procurador de Justiça Elias Cordeiro, parte das denúncias é feita por inimigos políticos dos prefeitos. Cordeiro explica que, nesses casos, os denunciantes costumam apresentar informações desconexas tentando encontrar uma forma de processar os rivais. "Isso aumenta muito a nossa demanda. Temos que fazer um trabalho de triagem muito grande. Por isso, ao mesmo tempo em que propomos ações, arquivamos muito", conta.

Revista Consultor Jurídico, 2 de outubro de 2011.

Peluso defende aumento para servidor e juiz ‘herói’

Reprodução/UOL

“Exigir que todos sejam heróis é exagero”, afirmou presidente do STF ao defender o aumento do auxílio-moradia para ministros e juízes. Ele disse que “a grande preocupação” é o reajuste de 56% para os 120 mil servidores do Judiciário

Continue Lendo...

Conflito entre poderes

Carlos Chagas


Acredite se quiser. Supremo ainda vai decidir se a Lei da Ficha Limpa é constitucional ou não.

Carlos Newton


Número de carros roubados cresce 12%

De janeiro a agosto deste ano, aconteceram 3.049 ações de bandidos na capital baiana



DEM tenta repor baixas para mostrar força em 2012

Direção acredita que o partido se preparou para as perdas desde a criação do PSD



Mulher de 32 anos
morre de meningite
em Salvador



Governo quer limitar teto do funcionalismo

Ministra Eliana Calmon tem simpatia de Dilma

Paulinho da Força é pré-candidato à prefeitura de SP

Dilma chega à Europa com pauta econômica e emocional

Nos jornais: Para Peluso, CNJ precisa investigar corregedorias


Leonardo Boff
Leonardo Boff

Cuidar do luto e das perdas

“‘Há sempre um sentido de Deus em todos os eventos humanos: importa descobri-lo’. Até hoje estamos procurando esse sentido que somente na fé o suspeitamos”


Como ter reajuste no valor do auxílio nos postos do INSS

Os benefícios por incapacidade e pensões concedidos entre 2001 e 2009 conseguem ter no posto revisão



Congresso: corporativismo e regras limitam punição

Senado só teve um mandato cassado até hoje. Na Câmara, em dez anos, houve quatro perdas de mandato e 41 processados permaneceram no cargo


Helio Fernandes diz que a eleição de deputados por lista partidária é inconstitucional

Pedro do Coutto


Correios não cumprirão decisão judicial a favor dos grevistas

Paulo Peres


Putin impede candidatura de Medvedev e já se prepara para voltar à presidência na Rússia. Lula pode fazer o mesmo com Dilma.

Carlos Newton


Denúncia sobre venda de emendas irá ao MP, garante Roque Barbiere

- Chico Siqueira, Especial para o Estado -

Segundo o deputado, empreiteiras 'compram' as emendas dos deputados e oferecem aos prefeitos


Sexo fora do casamento pode fazer pênis "quebrar", diz estudo

Em destaque

Flávio Dino manda ouvir CNJ antes de reconduzir desembargadores afastados

Publicado em 23 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Dino deve suspender o afastamento dos desembargador...

Mais visitadas