Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, outubro 29, 2011

Jean Roubert: Reassunção do Vereador Paulo Sérgio

Redação
redacao@ozildoalves.com.br


Crédito: Antônio Galdino
Paulo Sérgio
Paulo Sérgio

Por Jean Roubert
jeanroubert@hotmail.com

REASSUNÇÃO DE VEREADOR

Aproveito o momento para analisar sobre uns dos assuntos mais comentados nos últimos dias, em nosso município: A possibilidade de reassunção do vereador licenciado, P.S., à Câmara Municipal de Paulo Afonso. É claro que não temos condição de esgotar toda a matéria nesse pequeno espaço. Mas, tentarei transmitir, objetivamente, os principais fatos e os fundamentos legais ligados, ao assunto, que merecem nossa atenção. Inicialmente, vale registrar que o teor dessa matéria não visa julgar a conduta pessoal de ninguém, nem expor a vida pessoal dos atores envolvidos - até por que não possuímos essa competência. Contudo, essa reflexão visa colocar em pauta uma análise, tão somente fria, sobre a possibilidade de o vereador licenciado retomar o mandato e, com isso, ser reinvestido nas prerrogativas inerente ao cargo.

O caso se inicia com a prisão do vereador P.S., o quê o impossibilitou de participar ativamente das sessões plenárias da Câmara. Com isso, visando evitar que o referido vereador viesse a perder o mandato, por falta de comparecimento, a terça parte das sessões ordinárias, consoante dispõe o art. 39, IV, da Lei Orgânica municipal, foi-lhe concedido licença, nos moldes do art. 40, III, ?5?, da Lei Orgânica, a fim de que o vereador pudesse tratar de assuntos pessoais. Contudo, tendo em vista que o referido vereador ainda permanecia privado de sua liberdade, em virtude de processo criminal em curso, o Presidente da casa, à época, seguindo o disposto no art. 18, II, do Regimento Interno - resolveu suspender o exercício do mandato do vereador P.S., registrando, em ata, os motivos pelos quais fomentaram a suspensão do mandato do vereador, o que foi devidamente observado pelo plenário da Câmara, a fim de que o mesmo não pudesse perder o mandato. Assim, parece-nos que o mandato do vereador P.S. foi apenas suspenso, não havendo qualquer indício de procedimento interno que revelasse quebra de decoro, o que ensejaria, assim, na perda do mandato, a teor do que diz o art. 39, II, da Lei Orgânica.

A polêmica, entretanto, começa com a concessão do alvará, em sede de HC, em favor de P.S., pois ninguém imaginava que a altura do campeonato P.S. poderia ser solto. Assim, quando aquilo que configurava, em tese, na impossibilidade do comparecimento do parlamentar nas sessões ordinárias deixou de existir, circunstância esta, que o levou à suspensão do mandato, não há por que manter a referida suspensão, devendo-o fazer retornar as suas atividades imediatamente. Por oportuno, cumpre-nos destacar que para a devida compreensão do caso, precisamos entender que: uma coisa é o processo criminal, que P.S. ainda continua respondendo, mesmo com a concessão do HC; outro fator é a situação do vereador P.S. em relação a seu direito de nova investidura. Nesse viés, importa-nos esclarecer que enquanto não transita em julgado o processo criminal que tramita em desfavor de P.S., o qual se encontra na fase recursal, não podemos antecipar o mérito da decisão final, que ocorrerá com o julgamento do recurso. Nesse diapasão, a própria Constituição Federal no art. 5º, LVII, diz: "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória". Ademais, seguindo a regra insculpida na Carta Política, somente haverá a cassação dos direitos políticos, com a consequente perda do mandato, com a condenação definitiva transitada em julgado, conforme prevê o art. 15, III, da CF/88, senão vejamos: "art. 15. é vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só de dará nos casos de: III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos".

O dispositivo é claro e elucidativo, quando expressa que somente haverá perda dos direitos políticos, após o trânsito em julgado da sentença penal condenatória. E, pelo visto, como processo criminal que tramita em desfavor do vereador P.S., ainda está em curso, permanecem os direitos políticos em face do mesmo. Por outro lado, impõe-se analisar se o vereador P.S. tem ou não direito de reassumir o mandato. Assim, deixando de lado qualquer questionamento que revele um liame a problemática criminal existente, cabe-nos entender, objetivamente, se P.S. tem direito a reassunção ao cargo de vereador. Parece-nos que não há dúvida quanto à possibilidade de reassunção ao cargo de vereador, pois não houve, anteriormente, pelo que parece, nenhum processo para cassar o mandato do citado vereador por quebra de decoro e, como o vereador só se encontrava com o mandato suspenso e, uma vez que o motivo que ensejou a devida suspensão perdeu o objeto, desde a sua soltura; outro não será o caminho, senão o de proceder com o pedido administrativo, a fim de reinvesti-lo ao cargo de vereador, o que já foi feito por seu advogado.

Por outro lado, o atual Presidente da Câmara visando agir sob o auspício da lei, formulou pedido de declaração à Vara da Fazenda Pública, para que informe quem tem direito ao exercício do mandato ou como foi publicado em site da cidade, a ação proposta também prevê a possibilidade de impedir a nova investidura ao cargo de vereador, conforme prevê o art. 8º, ?2?, do Decreto-Lei nº 201/67. Aqui, parecem-nos que a ação proposta é apenas procrastinadora, tendo em vista que o caso tomou contorno puramente político, pois se não fosse assim, por que até a soltura de P.S. não houve processo-administrativo que configurasse quebra de decoro, ou qualquer consulta à justiça no sentido acima exposto. E por que só agora esses questionamentos começam a surgir. Entretanto, espero que o caso tenha um desfecho dentro dos moldes da lei, evitando, assim, que o interesse puramente político sobreponha os ditames legais. Cabe, então, ao Presidente da Câmara Municipal decidir-se imparcialmente sobre a questão.

Portanto, abstraindo-me de qualquer sentimento de ordem pessoal, e em razão do que foi exposto, entendo que P.S. tem direito a reassunção ao cargo de vereador, até que haja o resultado final do julgamento do recurso; e, se for improvido o apelo, com o trânsito em julgado da ação penal condenatória; Aí sim, com a cassação dos direitos políticos, com a consequente suspensão de seus direitos, entendo ser necessária a perda do mandato eletivo.



Bel. Jean Roubert Félix Netto
Professor da UNEB

Dois baianos dançando sobre a corda bamba

Dois baianos dançando sobre a corda bamba

Façam apostas: quem será o próximo a cair? Entre os quatro ministros ameaçados, dois nomes baianos despontam como 'favoritos': Mário Negromonte (Cidades) e Afonso Florente (Desenvolvimento Agrário), à direita na foto; além deles, Carlos Lupi (Trabalho) e Ana de Hollanda (Cultura) também estão ameaçados

comentários


The Guardian destaca luta brasileira contra a corrupção

Jornal britânico cita queda de ministros e afirma que "finalmente o Brasil ficou irritado com a corrupção"

comentários

Supremo vai julgar a Lei da Ficha Limpa pela quarta vez?

Pedro do Coutto



Por que a corrupção desperta indignação seletiva?

Afonso Bezerra


“Não pago pedágio em lugar algum”

Paulo Peres


A próxima crise do petróleo, o Iraque, a Líbia e o nosso pré-sal.

Sergio Caldieri


Já começou o vaivém dos inquéritos contra o ex-ministro Orlando Silva e o governador Agnelo Queiroz, que precisam ser feitos conjuntamente.

Carlos Newton


PCdoB: a hora da volta por cima

Carlos Chagas



Especialistas afirmam que segredos de Estado devem ser mantidos

Carlos Newton


Justiça suspende prazo para INSS pagar revisão

Decisão anterior mandava Previdência pagar revisão pelo teto de benefícios de 1988 a 1991 até segunda-feira

QUEDA
INSS para domésticas
cai para cinco porcento

NET
Magistrados discutem
os crimes cibernéticos

Wagner publica decretos
para construir ponte




José Wilson Granjeiro
José Wilson Granjeiro

28 de outubro: parabéns, servidor público!

“O serviço público se mantém como uma boa opção de trabalho e de vida para milhões de pessoas. Só na esfera federal, são mais de 600 mil trabalhadores”


Neto de Getúlio Vargas se filia ao PPS e pode ser candidato a prefeitura do Rio

por Juliana Almirante

Neto de Getúlio Vargas se filia ao PPS e pode ser candidato a prefeitura do Rio
Getúlio Vargas, em 1961
O presidente do Partido Popular Socialista (PPS), Roberto Freire, confirmou, em entrevista ao Bahia Notícias nesta sexta-feira (28), a filiação do neto de um dos políticos mais memoráveis da história brasileira, Getúlio Vargas, e adianta a possibilidade de lançá-lo como prefeito do Rio de Janeiro, já em 2012. “Existe a possibilidade de ser candidato a prefeito. Pelo nome, não tenho nenhuma dúvida, principalmente porque, no Rio, Getúlio era muito popular”, declara. Apesar de ser especulado pela coluna Radar Online da Revista Veja que o próprio Freire é o mentor da filiação ao PPS, o líder da sigla conferiu a autoria da ideia para o próprio Getúlio Vargas Neto. “O pai da ideia é dele mesmo. Ele é nascido no Rio, carioca, e eu fiquei, inclusive, muito honrado. Ele teria analisado outros partidos e fez a opção de escolher o PPS”, afirma. O avô do novo socialista governou inicialmente como chefe do governo provisório e depois foi eleito por uma Assembleia Constituinte. Após esse período, continuou no poder através de um golpe que instaurou o Estado Novo até que, por fim, foi eleito presidente como candidato do PTB em 1950. Vargas é conhecido pela marca populista e apelidado de “pai dos pobres”, mas também é lembrado pelos anos de ditadura que comandou no Brasil.


EUA: Professora é condenada por ter feito sexo com cinco alunos

EUA: Professora é condenada por ter feito sexo com cinco alunos
Stacy chora durante julgamento | Foto: AP
A professora de educação física Stacy Schuler, 33, foi condenada por um tribunal do condado de Warren, no estado norteamericano de Ohio, por ter feito sexo com cinco adolescentes, muitos deles do time de futebol americano da escola. O caso ocorreu em 2010, na Mason High School, na cidade de Lebanon, na qual ela lecionava desde 2000. As relações teriam ocorrido na casa dela, em Springboro. A história foi descoberta no início de 2011, graças a uma denúncia anônima. Em fevereiro, Stacy pediu demissão. De acordo com a agência AP, os adolescentes depuseram e relataram que a professora tomava a iniciativa nos encontros, geralmente embalada por bebida alcoolica. A defesa alegou insanidade e afirmou que ela tinha problemas psicológicos e não se lembrava dos incidentes. Os advogados argumentaram que os adolescentes teriam se aproveitado da professora. No entanto, o juiz rejeitou a versão, e a docente pode pegar décadas de cadeia quando sentenciada.

Enem 2011 em risco

Enem 2011 em risco

Até segunda-feira, juiz federal Luiz Praxedes Vieira decide se as provas realizadas no fim de semana serão canceladas em todo o País; opção é anular 13 questões que vazaram; MEC diz que ainda não recebeu comunicado oficial


Fundação Sarney é inconstitucional, diz OAB

Fundação Sarney é inconstitucional, diz OAB

Presidente da seccional do Maranhão, Mario Macieira, questiona projeto aprovado pela Assembleia maranhense; Ordem entrará com ação direta de inconstitucionalidade; governo do Maranhão ainda não se manifestou sobre a decisão dos advogados

comentários

Em destaque

Resolução do TSE classifica irregularidades que podem comprometer eleições de 2024

  Foto: Roberto Jayme/TSE Tribunal Superior Eleitoral 28 de março de 2024 | 19:15 Resolução do TSE classifica irregularidades que podem comp...

Mais visitadas