Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, setembro 26, 2011

DE VOLTA EM BAIXO ASTRAL

Foram várias semanas sem um pio no noticiasdosertao para evitar repetições e mesmices e para ficar na moita esperando a próxima peça a ser movida no tabuleiro do xadrez da política em Paulo Afonso.

Esperava voltar em alto estilo e isso não aconteceu pelo trágico acidente que vitimou cinco jovens jeremoabense na primeira hora do último sábado, dia 24. Fui acordado por volta das 02:30 do mesmo dia com um telefonema, já que em primeira hora fora divulgado aqui em Paulo Afonso que uma das vítimas seria um sobrinho meu. Não foi e infelizmente foi um irmão e dois primos de Wagner, meu sobrinho e advogado no meu escritório.

Já no momento fora uma comoção em Jeremoabo que perdurou até por volta das 11:00 do dia de hoje, domingo, com o sepultamento dos corpos e vai perdurar por muito tempo até que as sequelas incuráveis sejam amainadas.

No dia de ontem meus filhos Igor e Camila estiveram em Jeremoabo para prestar solidariedade às famílias e especialmente a Wagner, Eduardo e Maria, já que o dia a dia deles é compartilhado com Wagner. Reservei-me para ficar aqui e acompanhar a chegada dos corpos no IML e conversar com o legista para estimar o tempo de retorno.

Se na juventude somos destemidos e rebeldes com os padrões que nos são passados, depois da meia idade e ao adentrar na 3ª idade já não se suporta as fatalidades da vida com o mesmo vigor de antes e tendemos a uma emoção.

Não me reporto ao acidente e as condições dos veículos e das vítimas. Isso passa a ser de menos importância em relação ao drama das famílias. Quanto ao acidente, a imprensa deu ampla cobertura e a do site chicosabetudo foi completa, com fotos do local, dos veículos e das vítimas.

Na manhã de hoje e não poderia ser diferente, com Luciano e Dr. Rodrigo me desloquei para Jeremoabo. Na chegada a sede da Câmara Municipal um corpo já ia sendo conduzido trazendo uma multidão e outros sendo retirados da Câmara. Como Jeremoabo é uma cidade pequena e todo mundo conhece tudo mundo, encontrei uma cidade em êxtase e pasmada.

Vivi uma alvorada junina no inverso. Se na alvorada junina todos se divertem sob o som de trio elétrico, na manhã de hoje vi a mesma multidão silenciosa e solidária, com o silencio entrecortado por choros.

Como todos eram muito jovens eu ainda os vi crianças. Um era filho de um vizinho de casa. Outros dois eram de uma mesma rua de casa frente com frente e todos de uma mesma família. Um irmão e os dois outros sobrinhos de Wagner que é meu sobrinho. Um quarto era filho de um sobrinho de um ex-cunhado meu. O quinto também era filho de pessoa amiga.

Não vou usar acidente para tratar sobre segurança nas estradas, o uso de veículos e a mistura insensata de álcool e direção. Prefiro respeitar a dor das famílias e me limitar a uma terrível fatalidade. Como todos eram jovens, muito jovens, sem as notas semanais e frase da semana eu prefiro encerrar o registro recorrendo aos versos de Força Estranha de Caetano Veloso, arrematando com verso de Lupicínio Rodrigues:

Força Estranha:

Eu vi um menino correndo

eu vi o tempo brincando ao redor

do caminho daquele menino,

Esses Moços

Esses moços, pobre moços

Ah se soubessem o que eu sei

Paulo Afonso, 25 de setembro de 2011.

Fernando Montalvão.

montalvao@montalvao.adv.br

Advogado titular do Escrit. Montalvão Advogados Associados.


Bahia

Cachoeira de insegurança

Cachoeira de insegurança

Moradores de cidade do Recôncavo Baiano associam chegada da universidade à cidade ao aumento da violência; especialistas rechaçam ideia e indicam que violência no interior é tendência nacional

comentários

A fama da Mulher Ketchup: foi parar no Fantástico

A fama da Mulher Ketchup: foi parar no Fantástico

Conheça a inusitada história de Erenildes Araújo, que escapou da morte e virou destaque em jornais nacionais e estrangeiros; ela foi deixada pelo marido mas, ao contrário de muitas mulheres, segue feliz. E famosa

comentários



Novo ministro do Turismo suspende pagamento às ONGs. Fica faltando os outros ministros fazerem o mesmo.

Carlos Newton


O mensalão na reta final

Carlos Chagas


Eleição de Ana Arraes supera súmula do STF sobre nepotismo

Pedro do Coutto


Presidente do PSDB quer apressar a escolha do candidato a presidente em 2014.

Carlos Newton


Terceirizado é igual ao servidor efetivo, não pode ganhar mais nem menos.

Carlos Newton


A saúde no Estado do Rio de Janeiro, literalmente, está pela hora do morte.

Roberto Nascimento


Segurado tem até 30 de novembro para fugir da nova tabela do fator

Em dezembro, o governo lançará nova tabela de expectativa de vida, que vai reduzir mais benefícios

Em destaque

Caras jornalistas, caros jornalistas,

c , Caras jornalistas, caros jornalistas, Nesta próxima sexta-feira, 26 de abril, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) vai ter eleições...

Mais visitadas