Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, agosto 19, 2011

OAB: Observatório é canal de pressão para que Judiciário ataque corrupção

Brasília, 19/08/2011 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, afirmou hoje (19) que o Observatório da Corrupção, que a entidade lançará na próxima quarta-feira (23), funcionará como "um canal entre a sociedade e a OAB no sentido da fiscalização contra essa praga e de pressão legítima sobre o Judiciário, para que esse Poder dê prioridade aos processos nessa área, julgue e puna os culpados por desvios". Ele definiu ainda o Observatório como "um olhar da sociedade brasileira em cima do Judiciário, uma pressão legítima para que esse poder dê prioridade, julgue e puna os culpados por malversação e desvios de recursos públicos".

O presidente nacional da OAB salientou que o cidadão brasileiro hoje, mais do que nunca, deseja participar mais da vida nacional, defendendo seus legítimos interesses além da legalidade, a ética e a moralidade em todas as relações. "Portanto, o Observatório da Corrupção vem como uma contribuição da OAB para que haja esse controle", esclareceu, adiantando que o mecanismo vai contar com um site da OAB por meio do qual pode tanto acompanhar quanto denunciar casos de corrupção em seu Estado ou município, cobrando o seu rápido andamento na Justiça.

"Para isso, a OAB, usando toda sua capilaridade - e a entidade conta com 27 Seccionais nos Estados e Distrito Federal, além de mais de 1 mil Subseções - vai fazer com que esses processos comecem a andar, pressionando o Judiciário a julgar, pois será um olho da sociedade em cima do Poder Judiciário", enfatizou Ophir. "Pelo site, o cidadão poderá ter acesso aos processos em andamento; ele vai clicar, por exemplo, no processo do mensalão' e vai ter acesso para saber em que pé ele anda; e poderá também interagir cobrando ao Judiciário maior rapidez no andamento da ação" .

Segundo o presidente nacional da OAB, o Observatório da Corrupção cumpre também o compromisso da OAB com a cidadania, na medida em que lhe fornecerá instrumentos para acompanhar, fiscalizar e denunciar casos de corrupção, cobrando ainda ações mais eficazes do Poder Judiciário. "Definitivamente, será um olhar da sociedade brasileira, no sentido de fazer um controle contra a corrupção neste País: a partir da fiscalização do Poder Judiciário, exercendo de forma legítima uma pressão popular, exigindo que tudo aquilo com que contribuímos retorne na forma de serviços e, sobretudo, de Justiça"

Fonte: JusBrasil

Em destaque

Já temos motivos em dobro para temer turbulências climáticas assustadoras

Publicado em 28 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Turbulências se intensificam mais rapidamente nos T...

Mais visitadas