Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, agosto 15, 2011


MPF deve inocentar Colbert



Fica difícil entender

Carlos Chagas

Ao longo dos últimos anos a Polícia Federal construiu robusta imagem de seriedade e competência no exercício de suas funções, em especial investigando denúncias de corrupção e levando os responsáveis à barra dos tribunais. Tanto nos meios privados quanto nos governos, a PF causou e causa arrepios naqueles envolvidos em maracutaias, desvios, vigarices, roubos, contrabando e sucedâneos.

A instituição reciclou-se, depois de um período em que foi braço armado da ditadura, utilizada pelos detentores do poder para combater o terrorismo através de métodos truculentos e medievais. Virou uma versão melhorada do FBI americano e estendeu sua presença a todo o território nacional. Ninguém brinca com a Polícia Federal. Arrependem-se os raros que tentam subornar e envolver seus delegados e agentes.

Sucessivas operações vem obtendo êxito na elucidação de práticas deletérias adotadas no seio da máquina administrativa estatal e suas ligações com grupos e empresas privadas. Basta sair às ruas e verificar o respeito popular e os aplausos do cidadão comum a cada iniciativa objeto de investigações sigilosas, primeiro, depois reveladas em prol da moralidade pública.

Sendo assim, por que diabos os federais vem-se deixando levar por exteriorizações que só fazem empanar suas atividades? Que resultado obtém ao maltratar suspeitos, indiciados e até bandidos comprovadamente identificados? Algemas, transferências realizadas pela madrugada, camburões, fotografias humilhantes e divulgadas para a imprensa – esse conjunto depõe contra quem o promove e utiliza, muito mais do que contra os culpados transformados em vítimas.

As operações realizadas nos ministérios dos Transportes, da Agricultura e do Turismo, nas últimas semanas, despertaram apoio e até entusiasmo na opinião pública e na opinião publicada. Só que certos episódios dispensáveis, a elas ligados, geraram indignação. A presidente Dilma irritou-se, os partidos da base parlamentar do governo encontraram argumentos para misturar e contestar o conteúdo e as conclusões das investigações. Para que? Demonstrar que a Polícia Federal é um estado dentro do estado, não dá. Resolver dúvidas de poder entre a instituição e o ministério da Justiça, também não. Afinal, a subordinação é constitucional. Relembrar os anos de chumbo, de jeito nenhum.

Arriscam-se, os federais, a ver deitada ao mar parte da carga acumulada com tanta eficiência e sacrifício. Fica difícil entender.

***
O QUE É FAZER POLÍTICA?

Aceita-se que líderes dos partidos da base parlamentar do governo queixem-se de que a presidente Dilma “não faz política”, não os recebe como desejariam. Ninguém duvida de que, para eles, fazer política é assinar nomeações, distribuir favores, benesses, e liberar verbas para suas emendas individuais ao orçamento. Enquanto não se dedicar a essas práticas fisiológicas, às quais não pretende entregar-se, a presidente continuará recebendo críticas de “não fazer política”.

Paciência, é assim que as coisas funcionam depois de oito anos de governo do PT. O que não dá para entender é o ex-presidente Lula rezando pela mesma cartilha. Sugerindo que Dilma também “faça política”.

Breve emergirá o segundo monstro marinho desse lago empestiado. Daqui a pouco vão dizer “que o governo está perdendo a batalha da comunicação”. Outro expediente canhestro para justificar goelas abertas atrás de verbas de publicidade oficial que no passado eram distribuídas para aplacar apetites carnívoros. Também quebrarão a cara.



Dirceu não descarta hipótese de se candidatar



Congresso: cinco requerimentos de CPI aguardam assinaturas






Em destaque

MPF processa deputados federais e pede indenização por danos morais coletivos ao povo indígena Pataxó

Quinta-Feira, 18/04/2024 - 19h20 Por Redação Foto: Lula Marques / Agência Senado / Agência Câmara / Montagem BN O Ministério Público Federal...

Mais visitadas