Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, junho 24, 2011

Hackers fazem novo ataque e tiram site do IBGE do ar

A página na Internet do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aparece com o título "IBGE Hackeado - Fail Shell"

24/06/2011 | 08:55 | Reuters atualizado em 24/06/2011 às 09:44

O site do IBGE foi alvo de hackers e ficou fora do ar nesta sexta-feira (24), em mais uma ação desse tipo contra sites da Internet do governo brasileiro.

A página na Internet do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aparece com o título "IBGE Hackeado - Fail Shell". Logo abaixo, foi publicada uma imagem de um olho humano, nas cores verde, amarelo e azul da bandeira nacional e com a inscrição "Ordem e Progresso".

Ataque não afeta banco de dados

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou na manhã desta sexta-feira (24), por meio de sua assessoria de imprensa, que o ataque sofrido por hackers esta madrugada atingiu somente a homepage do instituto, www.ibge.gov.br, e não o banco de dados da instituição, disponível pela internet, que está intacto

A página apresenta ainda uma mensagem dizendo que este mês o governo "vivenciará o maior número de ataques de natureza virtual na sua história feito pelo Fail Shell".

Segundo o texto, esses ataques são uma forma de protesto "de um grupo nacionalista que deseja fazer do Brasil um país melhor".

Na quinta-feira (23), o site da Presidência, que hospeda informações que são públicas e não sigilosas, sofreu "acessos simultâneos" que tiraram o portal do ar. Segundo uma porta-voz do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a ação não foi para roubar dados.

A Presidência informou ainda que foram feitos serviços de manutenção em alguns sites do governo para deixá-los mais seguros contra acessos de hackers.

A página do Ministério dos Esportes também foi alvo dos ataques e esteve fora do ar por boa parte do dia.

O grupo de hackers denominado LulzSecBrazil afirmou no microblog Twitter na quinta que copiou dados protegidos no site do ministério, mostrando supostas diferenças entre contribuições e recebimentos de dinheiro do governo federal em Estados que serão sede dos jogos da Copa do Mundo, em 2014.

Além disso, o grupo divulgou dados pessoais da presidente Dilma Rousseff e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

O mesmo grupo reivindicou na quarta-feira (22) a autoria de um ataque ao site da Petrobras, que ficou fora do ar. O grupo também tentou invadir, sem sucesso, o site da Receita Federal, segundo o governo.

Fonte: Gazeta do Povo

Em destaque

"Análise Política: Fragmentação, Oportunismo e Desesperança"

"Reconciliação desses grupos é algo impossível. Pra ilustrar a situação Jairo está em um partido que pra ele ser eleito sozinho teria q...

Mais visitadas