Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, junho 23, 2011

Cuidados na hora de viajar inibem roubos

Catiane Magalhães

Arrombadores aproveitam feriadões para invadir residências e furtar objetos de valor. Alguns cuidados podem evitar suspresas desagráveis no retorno para casa

Enquanto você curte os festejos juninos no interior do Estado, ladrões podem fazer a festa em sua casa. Isso mesmo! A ausência prolongada dos donos transforma os imóveis em alvos fáceis de arrombamentos e invasões para furtos de dinheiros, joias, eletrônicos e eletrodomésticos.

Casas e apartamentos vazios são cenários perfeitos para a ação de bandidos. Sem testemunhas, barreiras ou reféns, os criminosos têm mais tempo e calma para agir, além de facilitar a fuga, já que, na maioria das vezes, a polícia não é acionada.

Segundo informações da Polícia Civil, esse tipo de delito é bastante comum, embora o órgão não consiga enumerá-lo. “Por se configurar furto, as ocorrências são registradas e contabilizadas junto às demais da mesma natureza, ou seja, a estatística não separa furto de imóveis, do de veículo, carteira ou qualquer outro bem”, informou, por meio da assessoria de imprensa.

No entanto, a adoção de algumas medidas simples pode evitar o prejuízo material e a dor de cabeça de quem tem sua casa revirada por bandidos. Cuidados básicos antes de viajar são capazes de inibir a ação dos criminosos.

De acordo com o diretor do Departamento de Crimes contra o Patrimônio (DCCP), delegado Cleandro Pimenta, discrição é a palavra-chave. “Na hora de sair de casa com bagagens, a pessoa deve evitar chamar a atenção, sobretudo de pessoas desconhecidas que circulam pelas imediações”, alerta.

Para quem vai viajar de carro, o delegado dá mais dicas. “O recomendável é que estas pessoas, se possível, arrumem as malas ainda na garagem e não na rua, evitando a exposição desnecessária na porta de casa”, adverte.

Outra recomendação é que um amigo, parente ou vizinho de confiança fique atento a movimentação estranha na casa ou ao redor dela no período que os donos estejam viajando. “É bom que antes de viajar, o proprietário do imóvel converse com uma pessoa próxima para que esta fique de olho e o acione por telefone em casos suspeitos”, orienta.

Além disso, é bom evitar situações que denunciem que o imóvel está vazio por muito tempo, a exemplo de acúmulo de jornais, revistas ou qualquer correspondência na área externa da casa, lâmpadas acesas permanentemente e cadeados do lado de fora do portão.

“Procure trancar a porta com chave antes de sair, pois deixá-la apenas no trinco também é arriscado, pois facilita a abertura e não caracteriza arrombamento. Se der, o cadeado deve ser batido do lado de dentro para dar a impressão de que há gente na casa. E nunca guardar quantias significativas de dinheiro em casa. Sempre deixá-la no banco”, completa.

Quem mora em apartamentos não está livre de transtornos. Recentemente foram registrados furtos em unidades residenciais deste tipo nos bairros do Rio Vermelho e Brotas. Segundo informações das vítimas, o bandido apelidado de “Homem Aranha” escala prédios para roubar. O acesso é feito pelas janelas dos apartamentos.

Portanto, quem for viajar, o ideal é que trave as janelas e não as deixem apenas encostadas. As portas e portões devem seguir a mesma orientação. Em prédios com porteiros, os mesmos devem ser orientados a não autorizar a entrada de estranho no período em que o morador estiver ausente e este deve evitar deixar a chave na portaria.

Segurança eletrônica

A tecnologia pode ser uma grande aliada da segurança pessoal e patrimonial. Basta saber utilizá-la a favor e, é claro, dispor de recursos para investir na compra dos equipamentos eletrônicos capazes de inibir a ação dos marginais.

Dados da polícia revelam, por exemplo, que locais com circuito interno de câmeras são menos vitimados que os que não possuem o monitoramento. A incidência também é menor em ambientes protegidos com cercas e portões elétricos, sensores de presença e alarmes.

O diretor do DCCP salienta ainda que a família pode ter o prejuízo patrimonial reduzido se deixar os aparelhos eletro-eletrônicos de maior valor na casa de amigos ou alguém próximo. “Quem pratica esse tipo de crime tem os alvos certos. Eles entram a procura preferencialmente dinheiro, joias, eletro-eletrônicos, armas e objetos de valor que sejam pequenos e fáceis de carregar”, pontua.

Em casos de ocorrência, o ambiente onde houve o delito, sobretudo quando há arrombamento, deve ser mantido intacto até a chegada da polícia para facilitar as investigações. “Muitas vezes os moradores reviram a casa para saber o que foi levado pelos ladrões e acabam descaracterizando o local do crime e dificultando a perícia policial”, conclui.

Fonte: Tribuna da Bahia

Em destaque

PSDB, um partido em extinção que não está tendo choro nem vela

Publicado em 18 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Cazo (Arquivo Google) Elio Gaspari O Glob...

Mais visitadas