Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, maio 26, 2011

Ministro do STF diz que recursos de Pimenta Neves não foram abusivos

Jornalista condenado por matar ex-namorada foi preso nesta terça. Celso de Mello diz que Neves usou forma legítima sobre recursos à Justiça

25/05/2011 | 19:26 | G1/ Globo.com

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello afirmou nesta quarta-feira (25) que o jornalista Antonio Marcos Pimenta Neves, condenado a 15 anos de cadeia pelo assassinato da ex-namorada Sandra Gomide, não usou de forma “abusiva” os recursos para adiar a prisão.

Assassino confesso, Pimenta Neves foi condenado em 2006 e, por meio de apelações judiciais, se manteve em liberdade até esta terça-feira (24), quando o STF negou o último recurso apresentado pela defesa e determinou a prisão do jornalista.

“Pimenta Neves exerceu de forma legítima todas as faculdades legais que o sistema processual brasileiro permite. Não agiu de maneira abusiva”, afirmou o ministro relator do caso no STF. Durante o julgamento desta terça, Celso de Mello chegou a citar que julgou vários recursos da defesa de Pimenta Neves, desde 2000.

Mas, de acordo com o ministro, o jornalista usou os direitos que a Justiça brasileira garante a qualquer réu. Para Mello, não havia motivo para a prisão preventiva do jornalista, uma vez que a Constituição brasileira privilegia a liberdade e o jornalista não apresentou comportamento que evidenciasse intenção de fugir ou destruir provas.

Em 20 de agosto deste ano, o assassinato de Sandra Gomide completou 11 anos. Pimenta Neves, que na época do crime era diretor de redação do “O Estado de S.Paulo”, tinha 63 anos e ela, 32. Os dois haviam rompido o namoro de quatro anos poucas semanas antes, quando Sandra contou estar apaixonada por outra pessoa. Sandra Gomide, que era ex-editora de economia do jornal “O Estado de S.Paulo”, foi assassinada com dois tiros, no Haras Setti, em Ibiúna, a 64 km de São Paulo.

Depois de se entregar à polícia nesta terça, Pimenta Neves passou a noite no 2º Distrito Policial, no Bom Retiro, na região central de São Paulo. No início da tarde desta quarta, ele foi levado à Penitenciária 2 de Tremembé, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo.

Fonte: Gazeta do Povo

Em destaque

Flávio Dino manda ouvir CNJ antes de reconduzir desembargadores afastados

Publicado em 23 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Dino deve suspender o afastamento dos desembargador...

Mais visitadas