Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, maio 26, 2011

Cooptar não resolve: oposição é indispensável ao governo

Pedro do Coutto

Na edição de terça-feira de O Estado de São Paulo, Dora Kramer, com o alto nível de sempre, ao analisar possíveis desdobramentos do processo Palocci, referiu-se à tentativa de cooptação, pelo Palácio do Planalto, de setores parlamentares, sindicais, classistas, como é o caso da bela adormecida UNE, no sentido de retirar de foco a questão ética em que se envolveu o ministro-chefe da Casa Civil.

Ao ler o texto, me veio à lembrança uma entrevista do ex-presidente Juscelino Kubitschek, em 61, na antiga TV Rio que não mais existe, na qual estavam os jornalistas Murilo Mello Filho, Wilson Figueiredo, Carlos Chagas e Villas Bôas Correa. Participei da entrevista. Jânio Quadros havia renunciado e João Goulart assumido. Jânio culpara as forças ocultas.

Então, Murilo Mello e Wilson Figueiredo perguntaram a JK, se ele, das eleições de 55 à passagem do poder em Janeiro de 61, também havia enfrentado as forças ocultas. Juscelino respondeu de pronto: “As forças ocultas e as aparentes também. Houve necessidade de dois movimentos militares, o 11 e o 21 de Novembro (de 55) para assegurar a minha posse e portanto a vontade das urnas. Entreguei democraticamente o governo em condições muito diferentes daqueles em que assumi. Mas confio no futuro e no país”.

Lembro como se fosse hoje. Perguntei então a ele como analisava a oposição a seu mandato. A oposição foi terrível. O líder era Carlos Lacerda. “Mas ela é indispensável” – acentuou – “a qualquer governante. Quem exerce o poder tem de ouvir e sentir todas as correntes de oposição. E fazer a análise sobre a média do pensamento popular. Cooptar, para quem tem as chaves do comando, é difícil. Mas não leva a nada. Descobrir a verdade na síntese á que é difícil. O grande desafio de governar reside neste ponto”.

Vejam os leitores como um fato, no caso um texto de Dora Kramer, conduz à memória, leva a que se encontrem exemplos do passado. JK enfrentou Lacerda, a UDN, a oposição forte de O Globo, de O Estado de São Paulo, do Correio da Manhã, do Jornal do Brasil, da Tribuna da Imprensa. A seu lado só o Diário Carioca e a Última Hora. O Globo se opôs até o início de 59, momento em que, por coincidência, recebeu a concessão para o canal de televisão que lidera amplamente a audiência desde 65, quando entrou no ar. O Correio da Manhã e o Jornal do Brasil noticiavam as realizações do governo (eram muitas, como se sabe hoje), mas atacavam JK nas páginas de opinião. O JB, então dirigido por Odilo Costa Filho, chegou a publicar na primeira página, em 58 ou 59, a famosa foto do “Me Dá Um Dinheiro” Aí, marchinha de sucesso no carnaval. O Secretário de Estado dos EUA, Foster Dulles, com um caderno na mão, anotando, e Juscelino com as mãos espalmadas convidando Dulles e Lucas Lopes, ministro da Fazenda, a sentarem. O New York Times publicou no dia seguinte editorial com o título: a foto infame.

Kubitschek enfrentou a oposição da corrente udenista da UNE e nunca tentou coptá-la. Ela inclusive foi às ruas contra JK no dia em que, no Rio, recebeu o presidente Eisenhower. Passaram pela Praia do Flamengo em carro aberto. No alto do prédio o cartaz: “We like Fidel Castro”. Juscelino apontou o cartaz. Eisenhower, o verdadeiro responsável pelo isolamento de Cuba que lançou Fidel nos braços da URSS de Kruchev, respondeu: “Nós também gostamos dele. Ele é que não gosta de nós.”

São fatos. JK poderia facilmente ter anestesiado a UNE, como ela hoje aliás se encontra. Mas seria negativo, para o governo e para o país. Nenhuma nação pode mergulhar numa verdade só. E um desastre. O processo da realidade tem várias faces. Assim como um cubo no lance de dados. Poema famoso de Mallarmé, escrito há maias de 200 anos.

Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

Governo Lula endurece tom com Maduro sobre eleição na Venezuela

Publicado em 28 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Regime de Maduro repercutiu comunicado do governo b...

Mais visitadas