Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, fevereiro 20, 2011

Segurado em idade mínima e tempo de serviço para aposentadoria recebe aviso do INSS


Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enviou este mês carta-aviso a 1.618 trabalhadores urbanos que completaram a idade mínima e o tempo de serviço para a aposentadoria. A idade é 65 anos para os homens e 60 anos para as mulheres, devendo ter cada um os tempos de 35 e 30 anos de contribuição ao INSS, respectivamente.

Mas, se aposentar é uma opção, mesmo quando o trabalhador completou os pré-requisitos. O trabalhador também pode requerer a aposentadoria quando completa o tempo mínimo, seja de idade ou do tempo de serviço prestado com carteira assinada. Nesse caso, pelo fator previdenciário, o benefício, que hoje tem o teto de cerca de R$ 3.700, será concedido proporcionalmente, partindo sempre do valor de um salário mínimo.

O cálculo é feito pela média das últimas 180 contribuições (15 anos de trabalho), pesando também os quesitos idade e expectativa de vida. O trabalhador que recebeu ou não a carta pode agendar atendimento pela Previdência Social pelo telefone da Central 135 para atualizar seus dados. A Previdência Social informa ao público que é possível acessar as informações sobre aposentadoria no site www.previdencia.gov.br, no campo agência eletrônica do segurado, na lista completa de serviços".

Fonte: Tribuna da Bahia

Em destaque

Confronto entre o Congresso e o Supremo provoca reflexos no governo Lula

Publicado em 19 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do J. Bosco (oliberal.com) Pedro do Coutto O...

Mais visitadas