DIA 23 DE FEVEREIRO EM BRASÍLIA

VISITA AO PRESÍDIO DA PAPUDA E ATOS NO STF E PALÁCIO DO PLANALTO EM DEFESA DA LIBERDADE IMEDIATA PARA CESARE BATTISTI

Realizou-se neste sábado, dia 19, a plenária geral do comitê pela liberdade de Cesare Battisti de São Paulo no espaço cultural Mané Guarrincha. Estiveram presentes diversos ativistas, movimentos e correntes políticas como LBI, PSTU, Conlutas, Oposição Operária, MST, Passa a Palavra, CMI. Na reunião fez-se um balanço das atividades realizadas e da própria luta em defesa do ex-militante do PAC, além de discutir os encaminhamentos para as novas manifestações em Brasília na próxima semana, culminando com uma visita a Battisti no Presídio da Papuda no dia 23 e manifestações no STF e no Palácio do Planalto.

Na reunião, a LBI pontuou que o isolamento da campanha pela liberdade do escritor italiano era produto da política do governo do frente popular. O Planalto lavou as mãos com a carta de Dilma Rousseff ao presidente italiano, na qual afirmou caber ao pleno no STF a decisão final sobre o caso. Com essa posição, os facínoras Gilmar Mendes e Peluzo estão adiando ao máximo a decisão sobre a extradição de Battisti esperando particularmente neste momento que se defina a situação política do arqui-corrupto primeiro-ministro Berlusconi na Itália, acossado por inúmeros escândalos e envolvido até a medula em uma crise em seu gabinete.

Frente a necessidade de se intensificar a campanha neste momento em que a direita inclusive organiza atos em defesa da extradição, deliberou-se por uma ida a Brasília para visitar Battisti na Papuda, levando a solidariedade do comitê de São Paulo, assim como fazer atos em frente ao STF e ao Planalto exigindo a sua liberdade imediata. Nesse sentido foram colhidas diversas moções de sindicatos e movimentos contra a extradição do companheiro, além de ter sido realizada panfletagem no MASP no dia 18.

Contra toda essa farsa judicial montada pelo STF e avalizada pelo governo Dilma é preciso reforçar a campanha pela liberdade imediata do ex-militante do PAC, unificando nacionalmente as atividades dos comitês espalhados pelo país, sem depositar ilusões na decisão do pleno do "Supremo", impulsionando manifestações e atos de protesto, pois esse ataque está voltado ao conjunto do movimento de massas e a sua liberdade de organização.

LIGA BOLCHEVIQUE INTERNACIONALISTA