Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, janeiro 24, 2011

Portugal reelege presidente no primeiro turno

Agências

LISBOA -- O presidente português de centro-direita Anibal Cavaco Silva foi reeleito ontem no primeiro turno com 53,1% dos votos válidos. Ele ficou logo à frente do poeta socialista Manuel Alegre (19,6%) em eleições marcadas por abstenção alta, segundo resultados oficiais com base em 98% das zonas de votação.

Com a vitória, o líder conservador ganha novo mandato, que se estende por mais cinco anos. Houve registro de alta abstenção no país: entre 49% e 54%, segundo informações da Comissão Nacional de Eleições (CNE). A votação se encerrou às 19h locais (por volta de 15h de Brasília).

A reeleição do atual presidente, cujo partido é minoria no Parlamento, deve fortalecer a oposição ao primeiro-ministro José Sócrates, que é socialista. Atualmente, o premiê português luta para evitar a necessidade de ajuda econômica internacional.

Ex-professor de Economia e ex-primeiro-ministro português de 1985 a 1995, Cavaco Silva deverá reforçar as políticas de Sócrates para cortar o deficit orçamentário de Portugal, por meio de medidas de austeridade.

"Liderar o país está nas mãos do próximo presidente e ele precisa ter uma voz forte. Eu acredito que aquele em que votei tem essa força", afirmou ontem Magda Cardoso, 60 anos, que foi às urnas no bairro de Campo Pequeno, na capital Lisboa. Ela manteve segredo sobre a sua escolha.

Antes do fechamento das urnas, Cavaco Silva incentivou os portugueses a votarem, lembrando que, na eleição de 2001 , a abstenção chegou a cerca de 50%.

Fonte: Agora

Em destaque

Jeremoabo foi agraciado com um bloqueio de R$ 1,3 milhão

Essa situação é um exemplo clássico da má gestão de recursos públicos em detrimento das necessidades básicas da população. É lamentável ver ...

Mais visitadas