Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, janeiro 26, 2011

Justiça manda soltar barões dos jogos caça-níqueis em Salvador


Arivaldo Silva l A TARDE*

Uma decisão da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região colocou em liberdade, na terça-feira, à noite, quatro empresários apontados como líderes de uma organização criminosa que controlava o esquema de máquinas caça-níqueis em Salvador e em mais quatro municípios baianos. O jogo ilegal faturava cerca de R$ 50 milhões por ano.

O habeas corpus, impetrado pelos advogados Thomas Bacellar da Silva e seu filho Leonardo Bacellar da Silva, foi aprovado por unanimidade em favor de José Luiz de Oliveira Simões e foi extensivo também a Augusto César Requião da Silva, Leonardo Reis Almeida e Valdemir Acácio Osório.

De acordo com o advogado Thomas Bacellar – ex-presidente da OAB-BA, os seus clientes vão responder à ação penal em liberdade. “A Câmara observou que os mandados de prisão não estavam de acordo com todos os requisitos previstos no Código de Processo Penal, para a aplicação da medida coercitiva de liberdade”, disse o jurista.

Eles foram presos no dia 1º de dezembro do ano passado em bairros elegantes de Salvador, como Corredor da Vitória, Graça e Alphaville, acusados das práticas ilícitas de jogo de azar, contrabando, formação de quadrilha, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. As empresas 2M2B Montadora de Máquinas Ltda. e OM Recreativo Ltda. eram usadas como fachada.

A Operação Reset da Polícia Federal (PF) foi deflagrada em 2010 na Bahia, em São Paulo e no Ceará. Em Salvador, policiais estouraram a sede da OM Recreativo, na Av. Lima e Silva (Liberdade), e da empresa 2M2B, na Rua Djalma Dutra (Sete Portas). Uma frota composta por caminhonetes importadas (cinco blindadas) foi apreendida na OM Recreativa e a quantia de R$ 150 mil. A ação foi um desdobramento da Operação Aposta, realizada em 2007, também pela PF, oportunidade em que foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra o mesmo grupo.

Segundo a investigação, os acusados vinham explorando a jogatina ilegal em Salvador, Itaparica, Vera Cruz, Nazaré das Farinhas, Salinas da Margarida e Ilhéus.

Leia reportagem completa na edição impressa do Jornal A Tarde desta quarta-feira

Em destaque

Já temos motivos em dobro para temer turbulências climáticas assustadoras

Publicado em 28 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Turbulências se intensificam mais rapidamente nos T...

Mais visitadas