Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, janeiro 24, 2011

Dilmismo não é maior que petismo: apenas, diferente

Carlos Chagas
¼br /> Sem ser monumental, muito menos cercada de confetes e lantejoulas, parece de singular importância a festa dos 31 anos de criação do PT, no próximo 10 de fevereiro, em Brasília. Menos porque Dilma Rousseff e o Lula se encontrarão formalmente, já que de forma reservada eles vem conversando, mais porque a presidente da República terá oportunidade de fazer denso pronunciamento, o primeiro em seguida a seu discurso de posse.
¼br /> Dilma poderá definir os limites do seu relacionamento com o partido, já que apesar da lua-de-mel vivida até hoje, são quantidades distintas. O PT tem consciência de que, sendo governo, não é o governo. Procura ampliar seus espaços, até obtendo sucesso, mas estará em plena temporada de preenchimento dos cargos de segundo escalão, se a presidente não a tiver prorrogado para mais tarde.

Espera-se dela, na ocasião, uma palavra de carinho para os companheiros, mas, no reverso da medalha, e com ternura, uma espécie de “chega para lá”. Sabe que para o sucesso de seu mandato precisará evitar a impressão de que o PT tomou o poder, impressão que alguns líderes mais açodados procuram transmitir. Em especial a bancada de deputados federais, agora a maior na Câmara, e alguns senadores recém-eleitos, imaginam-se condôminos do governo, coisa que não é verdade.
¼br /> Ciosa de sua obrigação de ser “a presidente de todos os brasileiros”, Dilma jamais ignorou a necessidade de evitar a impressão de estar sendo manipulada pelos companheiros. Não há nem haverá partido único em sua gestão, mesmo enfrentando dificuldades muito superiores às que o Lula enfrentou, por conta da popularidade dele.

O lulismo sempre foi maior do que o petismo, e o dilmismo precisa, ao menos, ser diferente. Traduzindo: quem manda é ela, ou assim pretende que seja. De olho nessa operação complicada estão o PMDB, o PSB e penduricalhos, para os quais tudo se resume no número de cargos postos à disposição do conjunto.
¼br /> ANJOS DA GUARDA?
¼br /> De Belo Horizonte chegam informes referentes ao encontro de Antônio Anastasia com Dilma Rousseff, semana passada. Talvez nem precisassem ter falado, mas a verdade é que vivem situação parecida. O governador mineiro deve seu passado, seu presente e até seu futuro ao hoje senador Aécio Neves. Sua fidelidade é infinita. Vale o mesmo para a presidente da República com relação ao Lula.
¼br /> No entanto… No entanto, são os atuais detentores do poder federal e estadual. Possuem visão clara do relacionamento umbelical com seus criadores, mas jamais dispostos a abrir mão de sua autoridade e de seu comando. Complicada a equação, também na dependência da postura de Aécio e do Lula. Eles não podem passar de, no máximo, mostrar as asas de anjos da guarda, mesmo assim deixando o livre arbítrio por conta de seus protegidos.

Até agora, diga-se, ex-governador e ex-presidente tem-se comportado exemplarmente, sem exteriorizações ou sequer comentários a respeito da performance de seus sucessores.
¼br /> ESTICANDO A CORDA
¼br /> O ministro da Fazenda, o general chefe do Gabinete de Segurança Institucional, o ministro da Defesa, o ministro da Educação… Até agora eles receberam reprimendas tornadas públicas e foram contrariados em declarações e diretrizes, pela presidente Dilma Rousseff, mas permaneceram em seus cargos. Já o indigitado Pedro Abramovay viu-se catapultado do segundo escalão, da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.

A chefe do governo não hesita em esticar a corda, nesse cabo de guerra com seu próprio ministério. Aguarda-se quando acabará dispensado o primeiro ministro da equipe, se dispuser de pavio curto ou se seu pecado tiver sido mortal, não venial.
¼br /> MENTIRAS
¼br /> Em política externa todos mentem, fora raras exceções. O problema é que uns mentem para esconder suas deficiências e seus defeitos, enquanto outros mentem para acobertar suas virtudes e qualidades.
¼br /> O Brasil, desde a Nova República, tem sido exemplar na salvaguarda dos direitos humanos, no respeito pela liberdade do indivíduo, no culto às diversidades ideológicas. Já o Irã prima por exaltar a censura, a imposição do pensamento único e a dominação das massas por uma só diretriz.
¼br /> Por que precisamos, então, ignorar as mazelas daquele regime e omitir, no relacionamento com Teerã, as qualidades do nosso, aqui vigentes? O princípio da autodeterminação dos povos é sagrado, mas o respeito à verdade, mais ainda…

Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

Nota técnica do MP e Tribunais de Contas orienta sobre contratações para festas

  Foto: Divulgação O documento foi assinado pelo procurador-geral de Justiça Pedro Maia e pelos presidentes do TCE, Marcus Presídio e TCM, F...

Mais visitadas