Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, dezembro 29, 2010

Morador teme volta dos traficantes

Folha de S.Paulo

RIO - Um mês após a ocupação do complexo do Alemão e da Vila Cruzeiro, no Rio, moradores caminham com tranquilidade pelas ruas das favelas e visitantes trafegam sem receio de serem vistos como "forasteiros". Mas ainda não é possível dizer que a vida lá é igual à de outros bairros.

Crianças ganharam mais liberdade e espaço para brincar nas ruas e vielas, antes perigosas, com o ir e vir de muitas motos em alta velocidade, guiadas por homens armados.

"Só o tempo vai dizer se foi bom ou não. Para nós, mudou do civil para a farda, mas o fuzil é o mesmo", diz um morador do Alemão, que prefere não se identificar. Moradores lembram que esta é a terceira vez que a polícia ocupa o complexo. Houve operações de grande porte em 2002 e 2007. "Das outras vezes, depois que ela saiu, tudo voltou como antes", diz outro morador.

O receio é que a presença do Estado não seja definitiva e que os traficantes voltem.

Na favela da Grota correm histórias de cartas ameaçadoras que teriam chegado a residentes, com ameaças de vingança feitas por traficantes. A Associação de Moradores nega que elas existam.

O comércio local sente o impacto da ocupação: as vendas caíram após a saída dos traficantes, que compravam ali para consumo próprio e para distribuir entre os moradores.

Além disso, perdeu-se a receita que vinha dos que iam ao lugar em busca de drogas e acabavam parando nos bares. "Vinha gente de todo lado, de Ipanema, do Leblon...", conta o dono de um bar. Ele estima que a redução em seus ganhos tenha sido de 70%.

Por outro lado, o complexo passou a ter coleta de lixo e formalização de serviços antes clandestinos, como distribuição de gás, energia, tv por assinatura, além da regularização de documentos.

Fonte: Agora

Em destaque

Já temos motivos em dobro para temer turbulências climáticas assustadoras

Publicado em 28 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Turbulências se intensificam mais rapidamente nos T...

Mais visitadas