Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, dezembro 23, 2010

Futuro ministro nega participação em festa no motel

Fábio Góis

Por meio de nota de esclarecimento, o deputado Pedro Novais (PMDB-MA) negou ter participado de festa realizada em um motel de São Luís, no Maranhão, e paga com dinheiro público (verba de gabinete). Segundo reportagem publicada na edição de hoje (quarta, 22) do jornal O Estado de S. Paulo, Pedro apresentou uma nota fiscal à Secretaria Geral da Mesa, para efeito de restituição do dinheiro, de R$ 2.156,00 em gastos no Motel Caribe, que fica a 20 quilômetros do centro da capital maranhense.

“A suíte mais cara, que leva o nome ‘Bahamas’, tem garagem dupla e custa de R$ 98 (três horas) a R$ 392 (24 horas). Segundo a gerente do local, o deputado Pedro Novais alugou um quarto para fazer uma festa. Ao Estado, o parlamentar admitiu que o dinheiro da Câmara foi usado para pagar um motel”, diz trecho da matéria do jornal paulista – que faz referência a outros desmandos parlamentares com dinheiro público, como a farra das passagens desvendada pelo Congresso em Foco no início de 2009 (relembre aqui).

Na nota à imprensa, Pedro Novais diz que o pedido formal de restituição do dinheiro foi um erro de sua equipe de gabinete. O deputado declara ainda que vai corrigir a apresentação de ressarcimento de verba, mas não fala como será efetuado o procedimento nem quando (e se) devolverá o montante aos cofres públicos.

“Nuca estive no tal estabelecimento. Indignei-me como parlamentar e homem público, mas, acima de tudo, como cidadão e marido. A acusação leviana tenta atingir minha moral e a firmeza de minha vida familiar. Sou casado há 35 anos. Na noite de 28 de junho, data da emissão da nota fiscal pelo referido estabelecimento, estava em casa, ao lado de minha mulher Maria Helena”, diz trecho da nota (confira íntegra abaixo).

Escolhido ministro do Turismo no governo Dilma Rousseff, por indicação da cúpula do PMDB, Novais é aliado do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Com 80 anos, o peemedebista compõe o chamado “baixo clero” da Câmara, termo frequentemente usado para definir os parlamentares com pouca ou nenhuma influência política.

Ainda segundo a matéria do Estadão, em entrevista gravada a gerente do motel disse que Novais “reservou uma suíte para uma festa” em junho deste ano. “Ele é um senhor. Já frequentou aqui, conhece o dono daqui e reservou para um jantar que estava dando para uns amigos. Foi à noite”, disse a funcionária do estabelecimento, que disfarça o tipo de serviço oferecido com o registro de razão social “Hotel Pousada Caribe Ltda”.

“Eu lembro, era festa com bastante gente, uma comemoração que eles estavam fazendo. Eram vários casais, várias pessoas. A gente cobra por casal, e tinha muita gente. A suíte era uma das mais caras: tem piscina, banheira, sauna... tem tudo”, acrescentou a gerente.

Confira a íntegra da nota de esclarecimento:

“Nota de Esclarecimento

Li com absoluta indignação a edição de hoje do Jornal O Estado de São Paulo, que tenta atribuir a mim a realização de uma festa no Hotel Pousada Caribe Ltda, em São Luis. É mentira. Nuca estive no tal estabelecimento.

Indignei-me como parlamentar e homem público, mas, acima de tudo, como cidadão e marido. A acusação leviana tenta atingir minha moral e a firmeza de minha vida familiar. Sou casado há 35 anos. Na noite de 28 de junho, data da emissão da nota fiscal pelo referido estabelecimento, estava em casa, ao lado de minha mulher Maria Helena.

Como informei ontem ao Jornal O Estado de São Paulo, a nota fiscal foi indevidamente apresentada ao departamento próprio da Câmara para ressarcimento, por erro de minha assessoria. Só fui alertado deste erro ontem e, como foi dito em nota publicada também ontem, pelo meu gabinete, ele está sendo prontamente corrigido.

Não posso aceitar que essa falha seja usada para acusações irresponsáveis à minha pessoa.

Brasília (DF), 22 de dezembro de 2010

Deputado Pedro Novais”

Fonte: Congressoemfoco

Em destaque

"Demolição do Parque de Exposição: Um Atentado à Legalidade e ao Bem Público"

. O vídeo que estou reproduzindo aborda um assunto crucial para a comunidade de Jeremoabo: o direito municipal e a alienação de bens públi...

Mais visitadas