Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, novembro 25, 2010

Serra: Lula usa "mentira" para voltar à Presidência

Serra: Lula usa "mentira" para voltar à Presidência

Moreira Mariz/Ag.Senado
Serra demonstrou irritação ao ser questionado sobre o episódio dos objetos arremessados

Fábio Góis

Em visita ao Senado “para matar a saudade”, o candidato derrotado à Presidência da República José Serra (PSDB) voltou a fazer críticas à atuação do presidente Lula às vésperas da troca de comando no Planalto. Depois de evitar críticas mais ácidas a Lula durante a campanha eleitoral, devido à alta popularidade do petista, Serra partiu para o ataque dizendo que o presidente usa a “mentira” para pavimentar o retorno ao Planalto daqui a quatro anos.

Leia também:
Lula: 'Tenho problemas com a mídia antiga'

O tucano demonstrou certa irritação ao ser questionado sobre o episódio dos objetos arremessados contra ele no Rio de Janeiro, durante a campanha eleitoral. “O que ficou comprovado foi um outro objeto atirado em mim. Isso inclusive está filmado, e o presidente Lula sabe disso. Acontece que ele não perde o costume, continua fazendo campanha – e talvez já tenha começado sua campanha para 2014 – e dizendo mentiras. Inclusive muito pouco apropriadas para a figura de um presidente da República. Mas ele não dá muita importância a isso”, disse, lembrando as condenações de Lula no Tribunal Superior Eleitoral. “É um homem que, ao invés de dar à população um exemplo de correção, de austeridade, de virtude, dá exemplos poucos recomendáveis.”

Depois de quase duas horas de reunião na liderança do PSDB, da qual participaram senadores e deputados do partido e do DEM, Serra falou rapidamente com jornalistas antes de adentrar o Plenário da Casa, onde teve presença anunciada – o que foi feito não pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), como é praxe, mas pela 2ª vice-presidente, Serys Slhessarenko (PT-MT). Sarney deixou a Mesa antes do anúncio, o que causou certo constrangimento.

Confira:
Sarney e Collor ignoram José Serra no plenário

Prognóstico negativo

Sem querer opinar sobre a equipe econômica montada pela presidenta Dilma Rousseff, Serra fez um prognóstico negativo para a gestão Dilma. “Ele está deixando um grande nó para o próximo governo. Um nó de difícil solução que vai custar muito caro ao país”, alertou o tucano, que apontou “déficit público maquiado, inflação ascendente, maior déficit de balanço de pagamentos da história e câmbio supervalorizado, com crescimento descontrolado das importações”, o que traria prejuízos à produção doméstica.

Saúde e trem-bala

O ex-governador de São Paulo condenou ainda as especulações sobre a volta da CPMF (agora com o nome de Contribuição Social para a Saúde), tributo em tese direcionado para a saúde, que foi derrubado pelo Senado em dezembro de 2007. “Quero alertar para o seguinte: essa história de que vai repartir a CPMF entre governo federal, estados e municípios é conversa. Pode até acontecer e o dinheiro vá para estados e municípios, mas eles vão tirar com outra mão, diminuindo as outras contribuições, que não são obrigatórias.”

Serra criticou ainda “projetos megalomaníacos e sem nenhum cabimento” idealizados por Lula, como o trem-bala. “É a obra mais cara desde de Itaipu, não tem fundamento nenhum. É um projeto que não tem nenhuma prioridade, porque não é sequer para transportar carregar, mas apenas passageiros. Não há demanda para isso. Se um dia fosse feito, seria prejuízo certo”, declarou, acrescentando que a conta ficaria para o Tesouro Nacional. “Eles querem que isso seja feito com dinheiro público.”

Procurando trabalho

Segundo o tucano, que ficou quase um mês na Europa, a ideia agora é descansar. “Estou me recuperando fisicamente e procurando trabalho”, disse, acrescentando que não foi ao Senado para articular uma eventual candidatura à presidência do PSDB. Serra não quis comentar a possibilidade de assumir a presidência do Instituto Teotônio Vilella (ITV), braço intelectual dos tucanos. Hoje, o ITV fez críticas semelhantes às de Serra sobre a “herança maldita” que Lula deixa para Dilma em relação à economia .

Serra também não quis responder qual seria a solução para os problemas econômicos que ele mencionou. Apenas apontou problemas como inflação ascendente, taxa de câmbio supervalorizada (que estaria “desindustrializando o país”) e atividade econômica enfraquecida. Segundo o tucano, a resposta tem de ser dada pela presidente eleita, Dilma Rousseff.

Participaram da reunião, entre outros, o líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), além de senadores como Alvaro Dias (PSDB-PR) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e deputados como Rita Camata (PSDB-ES) e Gustavo Fruet (PSDB-PR).

Fonte: Congressoemfoco

* Colaborou Eduardo Militão.

Em destaque

Já temos motivos em dobro para temer turbulências climáticas assustadoras

Publicado em 28 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Turbulências se intensificam mais rapidamente nos T...

Mais visitadas