Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, outubro 27, 2010

sunami mata mais de 100 pessoas e deixa centenas desaparecidas na Indonésia

Por Redação, com Reuters - de Jacarta

Um tsunami que atingiu as ilhas remotas no oeste da Indonésia matou mais de 100 pessoas e centenas estão desaparecidas, disseram autoridades nesta terça-feira. A catástrofe ocorreu após um terremoto de magnitude 7,5, na noite de segunda-feira. O epicentro do tremor foi situado 78 quilômetros a oeste de Pagai do Sul, nas ilhas Mentawai, que ficam próximas à ilha de Sumatra.

tsunami indonésia

Moradores são retirados do vilarejo de Girikerto, após o tsunami na Indonésia provocado por terremoto de magnitude 7,5

No vilarejo litorâneo de Betu Monga, a maioria das casas foi destruída, segundo um funcionário regional do Departamento de Pesca.
- Das 200 pessoas que vivem no vilarejo, só 40 foram encontradas; 160 ainda estão desaparecidas, a maioria mulheres e crianças -, disse por telefone o funcionário Hardimansyah (que, como muitos indonésios, usa um só nome).

- Temos pessoas relatando ao posto de segurança daqui que não conseguiram segurar suas crianças, que elas foram arrastadas. Muita gente está chorando -, acrescentou.

Segundo Hardimansyah, 80% das casas foram danificadas na região, e há o risco de falta de alimentos. Um barco de turismo com oito a dez australianos perdeu contato por rádio depois do terremoto, segundo autoridades da Austrália.

O resort Macaronis, frequentado por surfistas na ilha de Pagai do Norte, também sofreu grandes danos. Em nota, a empresa World Surfaris disse que o resort “experimentou um grau de devastação que o tornou inoperável”.

Via Facebook, um surfista no local relatou que todos os chalés foram “varridos” pelo tsunami. No site Surfaid, um funcionário dessa organização de ajuda a surfistas disse que ondas de três metros atingiram o hotel, e que barcos explodiram após se chocarem uns contra os outros.

Esse funcionário, chamado Tom Plummer, afirmou que os ocupantes de uma embarcação foram atirados na selva e levaram mais de uma hora para encontrar o caminho de volta à praia.
- Havia muitos destroços boiando na água, inclusive banquetas de bar e outras peças do mobiliário do Macaronis Resort -, relatou ele.

Hendri Dori Satoko, chefe do governo regional na área afetada, afirmou à Metro TV que alguns dos 380 desaparecidos podem estar refugiados em áreas mais altas.

A polícia das ilhas Mentawai disse estar buscando os desaparecidos e montando postos de emergência.

- Estamos prevendo que as pessoas vão precisar de mantimentos e abrigo. A chuva está caindo muito forte, o vento está muito forte -, disse o policial Ronald, na delegacia da localidade de Sikakap.

Mudjiarto, chefe da unidade de reação a desastres do Ministério da Saúde, disse à Reuters que dois corpos foram encontrados perto da ilha Sipora, e que várias pessoas continuam desaparecidas.

Na ilha de Pagai do Sul, as ondas penetraram cerca de 600 metros pelos vilarejos; em Pagai do Norte, o mar chegou a cobrir os telhados, segundo o relato dele.

Vulcão

Em Sleman, também na Indonésia, o vulcão do Monte Merapi entrou em erupção nesta terça-feira, informou o chefe da agência de vulcanologia do país, um dia após milhares de moradores terem sido retirados de vilarejos próximos, na ilha de Java.

Não há informação sobre vítimas. As autoridades tentam desde segunda-feira retirar mais de 11 mil pessoas que moram em vilarejos nos arredores do vulcão.

Em destaque

Motorista de aplicativo ganha BBB e fica milionário por merecimento

Publicado em 18 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Agora, Davi poderá realizar o sonho de estudar Medi...

Mais visitadas