Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, outubro 27, 2010

STF julga hoje novo recurso contra a Lei da Ficha Limpa


27/10/2010 | 00:00

Os ministros do Supremo Tribunal Federal devem julgar hoje um recurso do deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA), que questiona a impugnação de sua candidatura pela Justiça Eleitoral, com base na Lei da Ficha Limpa. A decisão sobre o processo de Barbalho será aplicada em todos os casos que envolvem a aplicação da lei.

Candidato ao Senado pelo Pará, Barbalho não teve contabilizados os votos recebidos, já que concorreu com o registro de candidatura indeferido. No entanto, foi o “ficha-suja” mais votado em todo o país: 1.799.762 votos.

Às vésperas do primeiro turno, o julgamento do caso do ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz causou um impasse no STF. Cinco ministros entenderam que a lei deveria ser aplicada de imediato, o que o tornaria inelegível este ano. Outros cinco concluíram que a regra só valeria a partir de 2012, o que lhe permitiria concorrer. O empate fez com que Roriz desistisse da candidatura a favor da mulher, Weslian, e causou desgaste político ao STF.

Fonte: Gazeta do Povo

Em destaque

Reação da opinião pública ao STF é inédita e sem paralelo em democracias

Publicado em 25 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Zappa (humortadela) Marcus André Melo Fol...

Mais visitadas