Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, outubro 29, 2010

Orientações de Bento XVI vão ser divulgadas nas missas

Parte dos bispos brasileiros vai expor aos fiéis a posição do Papa nas celebrações religiosas já antes da eleição. E tevês católicas vão fazer o mesmo

29/10/2010 | 00:23 | Rogerio Waldrigues Galindo

Curitiba, São Paulo, Brasília e Salvador - Bispos católicos que já haviam se posicionado claramente sobre a questão do aborto, orientando os fiéis a evitar candidatos e partidos que pudessem optar pela sua descriminalização, deverão usar o discurso de Bento XVI para reforçar a mensagem. O texto do Papa já foi parar em tevês católicas e deve estar presente em missas até o domingo da eleição.

“Já solicitei que a TV Canção Nova divulgue amplamente a mensagem do Papa”, afirma o bispo de Lorena, em São Paulo, dom Benedito Beni dos Santos. A Canção Nova, ligada à diocese de Lorena, é uma das maiores emissoras católicas do país. “Também pedi a um padre da diocese, que vai à TV Aparecida, que faça o mesmo”, afirmou ontem o bispo.

Orientação

A Gazeta do Povo perguntou ontem aos leitores se eles se deixariam influenciar pela orientação de um sacerdote na hora de votar. Veja algumas das respostas:

“Não. Eu sei o que passo todos os dias; a luta travada pela sobrevivência. Eu decido o que é melhor pra mim sozinha, sem interferências de padres ou bispos.” Rosimeire

“Qualquer pessoa que segue a Bíblia e seja de qualquer religião, católica ou evangélica, já tem uma opinião definida. A aparição na mídia de líderes de diversas religiões só reforça nosso pensamento sobre determinado assunto. Não defendemos nenhum candidato. Mas, quando algum deles confronta nossos princípios, somos obrigados a dar opiniões e orientar as pessoas que não têm informação. Respondendo à pergunta: sim, seguiria a orientação de líderes religiosos. É esse o trabalho deles.” Laedson

“Não, pelo fato de que cada um possui uma opinião, da qual não deve ser dissuadido. A utilização da religião como forma de convencer a pessoa de determinada opinião é um meio esdrúxulo de se conseguir voto. O voto deve ser ganho pela apresentação de projetos e não pela força político-religiosa.” Robson Fraga Ferreira

“Tenho temor ao meu Deus e conheço suas leis e mandamentos. Não preciso que padre, bispo ou pastor me influenciem. Tenho muito carinho pelos padres e bispos, pois sou católica com muito orgulho. Mas acho que é bom eles falarem.” Sandra Porto

“O poder público deve ser isento de dogma de fé. Deve estar preso à ordem democrática e ao estado de direito laico.” Marco Antonio de Moraes Sarmento

“Seguiria apenas se fosse de acordo com minhas ideias.” Vanessa

S.J dos Pinhais: “A Igreja não tem partido”, diz bispo

Nem todos os bispos brasileiros tiveram o mesmo entendimento do discurso do Papa sobre o aborto. O bispo de São José dos Pinhais (PR), dom Ladislau Biernaski, afirmou ontem, por exemplo, que a posição de Bento XVI não é nova e que não quer dizer que os sacerdotes devam orientar os fiéis a votarem ou não em um candidato. “A Igreja não tem um partido. O que tem é uma posição em defesa da vida. É claro que não existe neutralidade, mas isso não quer dizer escolha de candidatos”, resumiu.

Dom Ladislau ressaltou ainda que o aborto não pode ser o único critério de defesa da vida a ser levado em conta pelo cidadão na hora do voto. De acordo com ele, o fato de o candidato defender “honestidade, transparência, a luta pelos direitos humanos e pela justiça” também é fundamental. “O aborto é uma questão importante. Mas há outros grandes temas, também relevantes, que acabaram ficando de fora da discussão nas eleições deste ano”, afirmou o bispo. (RWG, com agências)

Dom Beni, que gravou uma declaração sobre o aborto e as eleições, disponível no YouTube, diz que a palavra do Papa sobre o assunto é “esclarecedora”. Segundo ele, a mensagem papal resolve a questão entre os bispos que preferiram dizer que são a favor da vida sem mencionar nomes de partidos ou candidatos e os que preferiram “apontar o dedo” para os que defendem a descriminalização do aborto.

“O Papa diz que às vezes realmente é preciso apontar o dedo e dizer quem é defensor do aborto”, afirmou. No texto, o Papa ressalta que, quando “os direitos fundamentais da pessoa ou a salvação das almas o exigirem, os pastores têm o grave dever de emitir um juízo moral, mesmo em matérias políticas”.

“Precisamos ser prudentes. Mas temos de tomar cuidado para que essa prudência não se transforme em covardia”, afirmou o bispo. Dom Beni diz que os sacerdotes serão orientados a ler a mensagem do Papa nas missas neste domingo.

Dom Luiz Gonzaga Bergon­­zini, bispo de Guarulhos que encomendou folhetos anti-Dilma apreendidos pela Polícia Federal, disse sentir-se aliviado pela fala do pontífice: “Essa posição que o Papa assumiu foi, em parte, ao menos, motivada pela situação que nós temos aqui. A situação que estamos vivendo no Brasil, principalmente durante a campanha política”.

O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Geraldo Majella Agnelo, foi mais comedido. Ele disse que o clamor do Papa deve ser transmitido em missas, mas sem que se façam menções aos nomes de candidatos. “É preciso deixar o eleitor fazer sua opção.”

A disposição de divulgar o pronunciamento de Bento XVI é compartilhada por dom Roberto Francisco Ferreira, bispo auxiliar de Niterói (RJ). “Domingo, eu vou fazer ressoar a fala do Papa. Certamente será uma motivação para pastorais esclarecerem cristãos.”

Bispo de Oliveira, em Minas Gerais, dom Miguel Ângelo Ribeiro foi um dos primeiros a escrever artigos sobre o aborto na atual campanha. Segundo ele, o posicionamento do Papa mostra que a luta contra a legalização do aborto ganhou força. “Não se trata de defender um candidato. O que interessa mais não é o resultado da eleição. E, sim, a defesa da vida.”

Dom Miguel diz que “todos os partidos têm abortistas”. O que levou alguns sacerdotes a citar nominalmente o PT foi o fato de o partido ter incluído a legalização do aborto em suas diretrizes partidárias. “O que me assusta é a posição de uma certa militância que quer excluir a Igreja do processo eleitoral, afirmando que ela não pode se pronunciar no processo”, diz.

O bispo diz, porém, que não vai orientar os sacerdotes a repetir a mensagem do Papa nas missas até domingo, data do segundo turno. “Até porque está muito em cima da hora.” E também afirma que é preciso tomar cuidado para não forçar a consciência de ninguém ao apontar a posição de cada candidato. “A consciência é um sacrário de cada indivíduo, que nós não devemos invadir. Nosso papel é orientar, mostrar os fatos. Indicar que o voto é uma questão de cidadania, mas que deve ser coerente com o mandamento de Deus.”

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) não havia se pronunciado oficialmente sobre o tema até o fechamento desta edição. A reportagem procurou o arcebispo metropolitano de Curitiba, dom Moacyr Vitti, que também é presidente da regional paranaense da CNBB, para ouvir suas declarações sobre o tema, mas ele não concedeu entrevista.

Fonte: Gazeta do Povo

Em destaque

Prefeito de Igaci é condenado por injúria e difamação contra vereador e também deve responder à queixa crime

  22/04/2024 18:15 - Justiça Por  Com assessoria O prefeito do município de Igaci, José Petrúcio Oliveira, foi condenado pelos crimes de inj...

Mais visitadas