Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, outubro 27, 2010

Eleitor desaprova debate e reforça tendência de voto

Vítor Rocha, do A TARDE


Se houve uma unanimidade entre as dez pessoas que assistiram juntas ao debate presidencial da Rede Record, no domingo, 25, a pedido de A TARDE, foi a crítica ao formato “engessado” aplicado pelas grandes redes de televisão. Para eles, o modelo favorece a ausência de propostas concretas e deságua em falta de clareza e objetividade dos candidatos sobre o que pretendem para o País.

Como resultado disso, ninguém externou mudança de convicção de voto, mas os três indecisos se mantiveram inclinados a votar na candidata oficial Dilma Rousseff (PT). Sobre a performance dos presidenciáveis, a avaliação dos eleitores condiz com a respectiva opinião a respeito dos concorrentes. Ou seja, a maioria avalia que o preferido se saiu melhor.

Três atribuíram a José Serra (PSDB) melhor desenvoltura, mas, antes do debate, já se declararam eleitores do tucano, sem possibilidade de mudar o voto.

Os outros sete participantes do evento perceberam equilíbrio de forças entre os dois candidatos. Destes, um se disse adepto de Serra, três decididos por anular o voto e outros três indecisos. Ninguém mudou de opinião, inclusive os indecisos, que continuaram pendentes à petista Dilma Rousseff.

Os dez participantes foram convidados de forma aleatória pelo Grupo A TARDE e a escolha não segue o perfil do eleitor médio da Bahia ou do Brasil. No primeiro turno das eleições, Dilma venceu com 46,9% dos votos válidos, contra 32,6% de Serra. Na Bahia a vantagem foi maior para a petista: 62% a 20%.

http://www.atarde.com.br/arquivos/2010/10/202207.jpg

Blocos -
Na avaliação da maioria dos participantes, Serra se saiu melhor no primeiro bloco, mas Dilma equilibrou o debate e até se destacou no segundo e no terceiro bloco. Entre os pontos mais criticados pelos eleitores está a falta de resposta de Serra sobre questões importantes, como o ProUni, e a insegurança de Dilma, que gaguejou ao falar “sistema penitenciário”.

No início do programa, os serristas estavam mais otimistas e até tentavam convencer os outros. Abelardo dos Santos Filho, 48, advogado, morador da Federação, defendia: “Na democracia não pode haver continuísmo”. E logo na primeira imagem do tucano, Fernanda Fernandes, corretora de imóveis, do Costa Azul, elogiou: “Olha a carinha de alegre dele!”.

Carlos Vieira, 28, auxiliar jurídico, da Barros Silva, riu satisfeito quando Serra falou em “parceria estranha” entre o governo e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Os indecisos começaram a se manifestar no final do primeiro bloco. “Não tenho nenhuma razão para votar em Dilma, mas vários motivos para não votar em Serra”, comentou Amarildo Barbosa, 39, jornalista e morador de São Cristóvão. “Não quero voltar ao retrocesso”, justificou.

Cláudia Eleutério, 24, historiadora, do Imbuí, também criticou o tucano. “Achei ridículo quando ele disse ‘aquela mulher’. É machismo dele”, comentou, sobre frase de Serra em referência a Erenice Guerra, ex-ministra da Casa Civil.

Já a antropóloga Hilda Braga, 54, também do Imbuí, reagiu favorável a Dilma quando ela garantiu não criminalizar os movimentos sociais, como o MST: “Chega de repressão neste País”.


NOTÍCIAS RELACIONADAS


Em destaque

Já temos motivos em dobro para temer turbulências climáticas assustadoras

Publicado em 28 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Turbulências se intensificam mais rapidamente nos T...

Mais visitadas