Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, outubro 29, 2010

A 48 horas das eleições, Ibope indica 13 pontos de diferença entre Dilma e Serra

Por Redação, do Rio de Janeiro
A diferença de votos entre Dilma e Serra está aumentando nos últimos dias da campanha

A diferença de votos entre Dilma e Serra está aumentando nos últimos dias da campanha

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, manteve uma vantagem folgada sobre seu adversário José Serra (PSDB), com os dois candidatos oscilando dentro da margem de erro, mostrou pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira. Dilma tem 52% das intenções de voto contra 39% de Serra, uma vantagem de 13 pontos para a petista, segundo dados divulgados na noite desta quinta-feira.

No levantamento anterior do Ibope, divulgado em 20 de outubro, a petista tinha 51% e o tucano 40%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Os eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto se mantiveram em 5%, enquanto o grupo de indecisos também não sofreu alterações, seguindo em 4%. Considerando-se apenas os votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos, Dilma tem no Ibope 57% e Serra 43%. Ela concentrava 56% na anterior e ele, 44%.

Há dois dias, o instituto Sensus indicou vantagem de 15,2% para Dilma nas intenções de voto. De acordo com o Vox Populi e o Datafolha, ambos desta semana, são 11 pontos pró-Dilma. A nova pesquisa Ibope foi realizada entre 26 a 28 de outubro junto a 3.010 eleitores.

Sem telemarketing

A pesquisa divulgada pelo Ibope foi realizada entre terça e esta quinta-feira, momento em que o tucano disparou milhões de ligações nos últimos dias, em uma ação classificada pela direção da campanha de Dilma como o “telemarketing da calúnia”. Diante do volume de denúncias levadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ministra Nancy Andrighi concedeu liminar que suspende imediatamente o serviço de telefonia, realizado pela empresa Transit do Brasil S/A, em favor da candidatura do tucano José Serra. O serviço contratado pelo PSDB divulgava informações caluniosas contra a candidata Dilma Rousseff.

Eleitores e eleitoras de vários Estados receberam, diariamente durante esta semana, ligações telefônicas com propaganda negativa contra a candidata Dilma Rousseff. O “telemarketing da calúnia”, denunciado por jornais mineiros e brazilienses, intensificou-se nos últimos dias. Trata-se de um novo procedimento dos adversários de Dilma, que espalharam uma série de boatos por e-mails e panfletos contra a candidata nos últimos meses.

Segundo o parecer da ministra do TSE, “a medida cautelar é necessária e premente, haja vista que tal propaganda irregular poderá causar estragos sem precedentes sobre a candidatura de Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores”.

Os principais temas tratados na ligação dizem respeito ao aborto e ao caso Erenice Guerra. Segundo os telefonemas caluniosos, a candidata Dilma Rousseff seria a favor de que mulheres façam aborto, corrupta, chefe de quadrilha, outros termos. No site Mulheres com Dilma, a eleitora Juçara relatou, por meio de comentário, que recebeu duas ligações desse telemarketing.

“Agora mesmo recebi 2 ligações, estão se passando por empresa de pesquisa, porém não se identificam. Apenas pedem para o eleitor teclar o número correspondente. O 1 para Serra, 2 para Dilma e 3 se o eleitor pretende votar nulo ou não tem intenção de ir votar?”, escreveu.

Indignada, Juçara reclama: “Ora, que eu saiba o voto é secreto no Brasil, não sou obrigada a declarar, ainda mais para uma gravação que nem se identifica!”

Sem o dispositivo, aliado à propaganda negativa que este fato significa para a campanha tucana, a tendência é de uma nova queda do tucano nas pesquisas que serão divulgadas nas próximas 48 horas.

Fonte: Correio do Brasil

Em destaque

Já temos motivos em dobro para temer turbulências climáticas assustadoras

Publicado em 28 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Turbulências se intensificam mais rapidamente nos T...

Mais visitadas