Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, setembro 26, 2010

Pesquisa Ibope dá Jaques Wagner com 52%

Fernanda Chagas

Na reta final da campanha eleitoral, duas novas pesquisas sobre a sucessão estadual divulgadas ontem confirmam vitória do governador Jaques Wagner (PT) no primeiro turno. De acordo com análise do instituto, o petista aparece com 52% das intenções de voto. Em seguida aparecem Paulo Souto (DEM) e Geddel Vieira Lima (PMDB) empatados com 15% cada um. Luiz Bassuma (PV) foi lembrado por 3% dos entrevistados.

Em relação à amostragem anterior, JW e Geddel apresentaram alta. O petista tinha 49% e o peemedebista 12%. Souto continuou com o mesmo percentual. Luiz Bassuma (PV) tem 2% e Carlos Nascimento (PSTU) aparece com 1%. Brancos e nulos somam 6% e indecisos são 10%. Marcos Mendes (PSOL) e Sandro Santa Bárbara (PCB) não pontuaram.

O Ibope também avaliou a administração Jaques Wagner (PT). Para 15%, a administração é ótima, 38% avaliam a gestão como boa, 29% consideram regular e 5%, ruim. No quesito rejeição, Paulo Souto, do DEM, continua liderando, com 31%, seguido de Bassuma (PV), com 23%, Carlos Nascimento, do PSTU, com 20%, Geddel (PMDB), com 19%, Marcos Mendes, do PSOL, com 18%, Santa Bárbara (PCB) com 17%, e Wagner, com 16%. 9% não rejeitam ninguém.

Pesquisa do instituto Vox Populi/BA também mantém o governador na dianteira da corrida eleitoral. Conforme a consulta estimulada, o candidato à reeleição tem 46% das intenções de voto, contra 18% de Paulo Souto (DEM), 14% de Geddel Vieira Lima (PMDB) e 2% de Luiz Bassuma (PV). Brancos e nulos somam 5%, não sabem ou não souberam responder 15%. Já na espontânea, Wagner tem 38%, Souto 12%, Geddel 9% e Bassuma 2%. Nulos e brancos chegam a 4% e não sabem ou não responderam 9%.

Contudo, o petista, ao participar de comício relâmpago, após a carreata na cidade de Senhor do Bonfim, voltou a dizer que, apesar de as pesquisas apontarem vitória no primeiro turno, é preciso que a militância continue pedindo voto para ele, Dilma Rousseff e os candidatos ao Senado, Lídice da Mata e Walter Pinheiro.

“Estamos bem nas pesquisas, mas precisamos confirmar isso no dia 3 de outubro. Pesquisa que vale é a do voto na urna”, afirmou, sendo aclamado pela população em um município que é governado pelo PT há dez anos.

O candidato do DEM, Paulo Souto, reiterou que “continuamos trabalhando e confiantes na resposta positiva que o povo da Bahia vai nos dar no próximo dia 3 de outubro”. O presidente do PMDB baiano, Lúcio Vieira Lima, disparou que os resultados das sondagens é uma prova de que o povo não está satisfeito com o PT da Bahia. “Isto é uma demonstração clara de que estaremos no segundo turno. A onda 15 está vindo para a capital”, disse.

Pinheiro e Lídice lideram disputa ao Senado

Ao contrário da disputa estadual, a corrida ao Senado se acirra a cada dia. A novidade fica por conta da alavancada do petista Walter Pinheiro, antes em terceiro lugar. Pinheiro passa a ocupar a liderança da tabela com 35% das preferências. Lídice da Mata (PSB) é a segunda com 32% e, segundo o levantamento, César Borges (PR), que era o primeiro da fila, não seria reeleito.

Edvaldo Brito (PTB) e José Carlos Aleluia (DEM) estão com 9% e Edson Duarte, do PV, vem com 3%. Brancos e nulos têm 13% e indecisos somam 41%. Ainda no levantamento sobre as intenções de voto para o Senado baiano, José Ronaldo aparece com 12%, seguido de Edvaldo Brito (PTB), com 9%, e José Carlos Aleluia (DEM), também com 8%. Os indecisos somam 41%.

Assim como o Ibope, o instituto Vox Populi coloca Pinheiro (PT) com 33% da preferência do eleitorado, enquanto César Borges (PR) e Lídice (PSB) estão tecnicamente empatados com 25% e 23%, respectivamente. De acordo com o Vox Populi, Borges caiu dez pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, onde aparecia com 35%.

No mesmo período, Lídice e Walter Pinheiro subiram seis pontos percentuais. O candidato José Ronaldo (DEM) somou 10%, enquanto Aleluia (DEM) e Edvaldo Brito (PTB) empataram em 8%. O instituto Vox Populi ouviu 800 eleitores entre os dias 18 e 21 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. A sondagem foi registrada no TRE/BA sob o nº 41.457/10) e no TSE sob o nº 31.707/10.

O PT comemora. “A pesquisa reflete o que a gente vê nas ruas. Há algumas semanas venho avisando que nossos candidatos tomariam a dianteira. A tendência é de que Lídice e Pinheiro se distanciem ainda mais dos outros adversários. O resultado só motiva nossa militância a continuar trabalhando, não vamos botar sapatos altos.

A reta final é hora de bater de porta em porta, fazer muito corpo a corpo para convencer cada vez mais pessoas a caminharem conosco para a Bahia seguir em frente”, afirmou Luiz Caetano, coordenador político da coligação. Caetano considera ainda que o momento favorável deve servir também para angariar mais votos para os candidatos à Câmara Federal e Assembleia Legislativa das chapas que congregam os partidos PT, PP, PSB, PDT, PC do B, PRB, PSL e PHS. (FC)

Fonte: Tribuna da Bahia

Em destaque

Lula se irrita com governo ‘empacado’, e o clima ruim contamina o Planalto

Publicado em 25 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Lula acha que o governo vai bem e a comunicação vai...

Mais visitadas