Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, setembro 30, 2010

Legislação da Ficha Limpa permanece indefinida

Folha.com

BRASÍLIA - O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu arquivar ontem, por unanimidade, o recurso de Joaquim Roriz (PSC), ex-candidato ao governo do Distrito Federal, contra a Lei da Ficha Limpa por perda de objeto do pedido. Desta maneira, a decisão sobre a validade para o projeto para estas eleições continua indefinida.

Os ministros também afirmaram que todo o processo de Roriz deve ser extinto, inclusive a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Na semana passada, o julgamento sobre o recurso de Joaquim Roriz contra a Lei da Ficha Limpa terminou empatado em 5 a 5. A decisão de seu caso valeria para outros recursos de impugnados. Mas Roriz renunciou à candidatura e colocou em seu lugar a mulher Weslian.

Os ministros do STF decidiram ontem que a discussão sobre a Ficha Limpa continua sendo relevante e deverá ser continuar futuramente, quando o Supremo analisar o recurso de outro político barrado pelo TSE.

Quando chegar um novo recurso, os ministros recomeçarão do zero o debate. Mas como a posição de todos já é conhecida, o próximo julgamento não deverá se estender por mais de 15 horas, como na semana passada.

Enquanto o STF não decidir sobre a legislação, o eleitor que votar em um candidato ficha-suja poderá ter o seu voto anulado. Os barrados que forem eleitos poderão até assumir seus cargos, mas correrão o risco de serem cassados, caso haja alguma decisão da Justiça. O mesmo pode valer para os candidatos das coligações beneficiados pelos votos dos fichas-sujas.

Fonte: Agora

Em destaque

Resolução do TSE classifica irregularidades que podem comprometer eleições de 2024

  Foto: Roberto Jayme/TSE Tribunal Superior Eleitoral 28 de março de 2024 | 19:15 Resolução do TSE classifica irregularidades que podem comp...

Mais visitadas