Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, setembro 30, 2010

Baianos são surpreendidos com portas fechadas

Lorena Costa

Os baianos que precisaram ir aos bancos de Salvador durante a manhã de ontem foram surpreendidos com a greve dos bancários, decretada em todo o país por tempo indeterminado. No centro da cidade, Avenida Sete de Setembro e Comércio, todas as agências bancárias amanheceram com faixas de “estamos em greve” afixadas nas portas de acesso. Em outros pontos, como Avenida Tancredo Neves e Pituba, a paralisação atingiu apenas alguns dos estabelecimentos. Hoje, no entanto, o movimento deverá se estender às outras agências.

Na Avenida Sete de Setembro, onde todas as agências bancárias ficaram lacradas durante o dia de ontem, a Polícia Militar chegou a ser chamada para evitar conflitos. No local, diretores do Sindicato dos Bancários da Bahia também se certificavam de que não haveria expediente.

“Hoje, primeiro dia da greve, concentramos a paralisação nas agências do centro da cidade, mas – gradativamente – o movimento deverá se estender aos outros bairros. Amanhã, a greve deverá atingir todas as agências”, informou José Damasceno, um dos diretores do sindicato da categoria.

O autônomo Antonio Marcelino de Souza, 48 anos, se frustrou ao procurar uma das agências bancárias localizadas na Avenida Sete. “Vim preparado para fazer uma negociação, estou com toda a documentação exigida, e agora não posso ser atendido”, lamentou.

Conforme o Sindicato, as reivindicações dos trabalhadores são: “reajuste de 11%, maior participação nos lucros e resultados, mais investimentos em segurança e saúde, além de melhores condições de trabalho”. A paralisação se estende por todo o país. A decisão foi tomada em assembleias, quando os trabalhadores rejeitaram a oferta patronal de reajuste de 4,29%.

Segundo eles, esse percentual somente repõe a inflação acumulada em 12 meses até agosto.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) afirmou que espera uma contraproposta dos bancários e que já propôs reajuste “partindo” da reposição de 4,29% [inflação do período]. Os bancos afirmam que “os trabalhadores do setor têm uma das maiores médias salariais do país, de R$ 4.111, jornada de trabalho reduzida, de seis horas diárias (30 horas semanais), com semana de cinco dias, enquanto a jornada legal para outras categorias é de 44 horas semanais”.

Celular está proibido dentro dos bancos

O uso de celular e aparelhos semelhantes dentro das agências bancárias está proibido em Salvador desde ontem. A proibição passou a valer após a publicação - no Diário Oficial do Município - do decreto que regulamenta a Lei 7.850/2010.

Conforme Fábio Mota, secretário de Serviços Públicos – órgão que cuidará da fiscalização para cumprimento da lei, começando de ontem os bancos passam a contar com um prazo de trinta dias para se adequarem à determinação. “Durante este tempo, os bancos deverão cuidar de afixar placas e cartazes de avisos aos clientes quanto à proibição e criarem meios para impedir que seja feito o uso dos aparelhos celulares dentro das agências”, afirmou.

Mota disse também que as agências bancárias é que ficarão responsáveis por impedir o uso do celular por parte de seus clientes. “A agência é que deverá coibir o uso desses aparelhos, a lei é clara neste sentido, e para isso poderá usar todos os meios legais cabíveis e que considerar necessário”, completou.

De acordo com o decreto, a proibição vale no “setor de pagamento e recebimento junto ao público, além das áreas destinadas ao autoatendimento”, o que quer dizer também que o cliente não poderá fazer uso do celular nas áreas de caixa eletrônico.

Fonte: Tribuna da Bahia

Em destaque

Já temos motivos em dobro para temer turbulências climáticas assustadoras

Publicado em 28 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Turbulências se intensificam mais rapidamente nos T...

Mais visitadas