Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, agosto 27, 2010

Lula deixa evidente a preferência por Wagner


Evandro Matos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou evidente ontem à noite, em Salvador, sua preferência pelo governador Jaques Wagner. Durante comício realizado na Praça Castro Alves, para um público estimado em cinco mil pessoas, o presidente chegou a tratar Wagner como o “futuro governador reeleito”, não poupando nos afagos. “Não digo isso a todo mundo, mas para você, meu galego, eu digo. Nem todo irmão é um bom companheiro, mas um companheiro é um grande irmão”, disse.

Ao lado da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, de seis ministros de Estado e dos demais integrantes da chapa de Wagner - o vice Otto Alencar, e os candidatos ao Senado Walter Pinheiro e Lídice da Mata -, Lula tratou o governador “nas intimidades”, sem se preocupar com o candidato do PMDB, Geddel Vieira Lima, que também apoia a candidata do presidente. Dando mostras de que acredita na reeleição do gestor baiano, o presidente ainda fez projeções. “O seu segundo mandato será infinitamente melhor que o primeiro”, frisou, reconhecendo as dificuldades nos primeiros anos de governo.

Como sempre, Lula criticou os oposicionistas na Bahia e até deu conselhos para Wagner “não perder nunca a calma e manter a cara boa, mesmo quando os adversários estiverem babando de ódio, pois o povo percebe quem está irresponsavelmente xingando e quem está tranquilo e sereno”. Acenando para os aliados no palanque, o presidente brincou com o vice Otto Alencar. “Otto, eu não sabia que você ia vestir essa camisa tão rápido”, comentou, depois de ouvir vários elogios de Wagner ao progressista.

Diferentemente da candidata Dilma Rousseff, que foi mais discreta, Lula deixou bem claro que o seu projeto na Bahia é com o governador Jaques Wagner. Em momento nenhum o ex-ministro da Integração Nacional e atual candidato ao governo do estado, Geddel Vieira Lima (PMDB), teve o seu nome pronunciado. O mesmo aconteceu com o senador César Borges (PR), que compõe a chapa de Geddel e foi, além de omitido, criticado indiretamente pelos seus dois adversários.

Wagner cita Castro Alves

A candidata Dilma Rousseff antecedeu a fala do presidente Lula. Sem muito jeito, vestida de preto e com um blazer vermelho, a ex-ministra se esforçou para agradar ao público, mas várias vezes teve que ser orientada por Wagner para se posicionar e movimentar melhor no palco. Procurando demonstrar intimidade com a Bahia, ela invocou a heroína Maria Quitéria para citar a luta das mulheres, mas não deixou de valorizar o sexo masculino. Porém, Dilma focou o seu discurso mais nas realizações do governo, prometendo dar sequência ao trabalho de Lula.

Como fizera o presidente, ela também ignorou Geddel, seu ex-colega de ministério. “Aqui na Bahia nós temos a parceria de um companheiro excepcional, que é o companheiro Jaques Wagner, que é amigo do presidente Lula”, destacou. Da mesma forma, a candidata se referiu ao Senado, afirmando que “Pinheiro e Lídice é que fazem parte do nosso projeto”.

Antes de “os três irmãos” falarem, como se referia o locutor a Lula, Wagner e Dilma, os outros integrantes da chapa governista também falaram. Primeiro falou Otto, seguido de Walter Pinheiro e, por último, Lídice da Mata.

Ao assumir o microfone, o governador Jaques Wagner mostrou-se à vontade. Vestido com uma camisa azul, ele fez um discurso focado nas realizações do Planato e no “projeto de parceria” com o seu governo.

Numa noite inspirada, o petista recorreu ao poeta Castro Alves para enumerar as conquistas sociais do governo Lula, a quem chamou de “pai, irmão e professor” da política. “Presidente Lula, você libertou o povo brasileiro da miséria, da escuridão e da falta de universidades", afirmou.
Fonte: Tribuna da Bahia

Em destaque

Queda da popularidade traça limites para Lula, ao iniciar seu segundo ano

Publicado em 27 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Baggi (Jornal de Brasília) Bruno Boghossi...

Mais visitadas