Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, maio 27, 2010

Três irmãs sofrem abuso sexual em Conceição do Almeida

Cristina Santos Pita l Sucursal Santo Antônio de Jesus

Policiais civis da delegacia de Conceição do Almeida (a 159 km de Salvador) prenderam em flagrante na noite de terça-feira, 25, dois pedófilos que abusavam sexualmente de três irmãs de três, seis e 13 anos. Um deles é deficiente mental. José Raimundo dos Santos, de 50 anos, conhecido como 'Zé Perninha', é servidor municipal há 20 anos e trabalhava na delegacia da cidade como servente e ainda servia a comida dos presos. O outro acusado é José Geraldo Brito Velame, 51, encostado pelo INSS por ter deficiência mental e toma remédios controlados. Os dois são amigos e frequentavam a casa das garotas há muitos anos.

Eles davam R$ 2 e ameaçavam as garotas caso elas contassem para alguém. A denúncia chegou ao Conselho Tutelar na semana passada através de um telefonema anônimo. As conselheiras passaram então a monitorar sigilosamente a casa das três irmãs já que era rotina os dois frequentarem a casa.

“Depois ouvimos as crianças. As duas de seis e de 13 anos contaram que os dois iam na casa delas e mantinham relação com elas. A de 13 sofreu abusos dos oito até os onze anos com o José Geraldo, que é doente mental. A de seis é mais recente e era com os dois. Depois de comprovar o fato, nós acionamos o Ministério Público e a delegacia”, contou a conselheira tutelar Silvia Cerqueira Silva.

As garotas estão na casa dos pais, mas recebendo acompanhamento de uma assistente social e visitas diárias do Conselho Tutelar até a Justiça decidir o destino delas.

Segundo informações do delegado titular de Conceição do Almeida, Nei Brito, José Geraldo Velame mora em frente a casa das garotas e, assim como José Raimundo, gozava da confiança da família. Eles são acusados de abusar sexualmente da garota de seis anos. A de três ainda é uma suspeita que só poderá se confirmar ou não após o laudo pericial, que leva 30 dias para ser entregue.

“Pela urgência do caso, solicitei ao perito informações e ficou comprovado que a garota de seis anos não é virgem. A irmã mais velha foi abusada pelo José Geraldo durante cinco anos. Quando ela cresceu e ficou mais esperta, não permitiu mais os abusos. Então ele, e o amigo José Raimundo passaram a investir há um anos nas outras duas irmãs”, contou o delegado.

Nei Brito diz que há suspeitas de que a mãe das garotas, Eliete Ribeiro França, que é catadora de lenha, sabia dos abusos. Ela aparenta ter distúrbios mentais. “A mãe delas defende os dois e diz que as filhas estão mentindo. Como é uma família pobre, ela sustentou isso por dinheiro. A garota de seis anos contou com riqueza de detalhes tudo o que acontecia, o que eles faziam e como faziam. Entravam e saiam da casa delas e gozavam de confiança de todos”, disse o delegado.

Na delegacia, os dois negam o fato e acusam as garotas de andarem sozinhas na rua. “Vivem na rua e só chegam em casa de madrugada. Deve ter sido outro homem porque eu não fiz nada”, alegou o servidor José Raimundo dos Santos.

O amigo dele, José Geraldo é deficiente mental e mora com a mãe. Vizinho das garotas, alegou não se relacionar nem com mulheres adultas. “Não quero mulher velha ainda mais criança. Eu durmo cedo. Entro lá na casa porque conheço todos eles. Dava R$ 2 para ajudar porque elas precisam”, justficou.

Os dois serão indiciados por estupro com agravante por se tratar de menores. A pena varia de seis a 10 anos.

Fonte: A Tarde

Em destaque

Já temos motivos em dobro para temer turbulências climáticas assustadoras

Publicado em 28 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Turbulências se intensificam mais rapidamente nos T...

Mais visitadas