Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, maio 29, 2010

Prejuízos da greve na Justiça se acumulam

.

Amélia Vieira l A TARDE

Fernando Vivas/Agência A TARDE
Somente  serviços considerados essenciais vêm sendo realizados

Os serventuários do Poder Judiciário baiano entram neste sábado, 28, no vigésimo-terceiro dia de paralisação. E não há sinais de que a greve será suspensa nos próximos dias. A decisão da presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Telma Britto, que na quinta-feira, 27, publicou no Diário Oficial da Justiça a Resolução nº 4, que determina o corte de ponto dos trabalhadores, acirra ainda mais o entrave. Enquanto os serventuários reclamam da radicalização e ausência de um canal de negociações, advogados e clientes, que precisam de serviços da Justiça, lamentam os prejuízos.

“Estou com três vendas fechadas e não posso finalizar porque dependo do cartório. Como é que a gente, que depende de honorários, consegue sobreviver assim?”, questiona a consultora imobiliária Tânia Garcia. Com os negócios paralisados por conta da greve, Tânia já calcula uma perda de R$ 10 mil. “O que o Tribunal de Justiça tem que entender é que, com a greve, o Estado também deixa de arrecadar”, ressalta.

Apenas serviços considerados essenciais são mantidos, como concessão de habeas corpus, expedição de guia de sepultamento, liminares de planos de saúde e religamento de água e energia elétrica, além da realização dos casamentos já agendados.

Com duas causas em fase de execução emperradas devido à paralisação, o advogado Ary Boa Morte reclama da situação paralisante no Judiciário baiano. “Basta boa vontade e decisão de sentar na mesa para negociar”, ressalta. Já o advogado Roschild Moreira Júnior compreende que a greve é parte do movimento sindical. “Apoio, mas se deve chegar a um consenso”.

Os cartórios também estão fechados. Em um dos mais movimentados de Salvador, na Fundação Politécnica (Relógio de São Pedro), uma corrente de ferro bloqueia o acesso à escada rolante.

Nesta sexta-feira, 29, o despachante Carlos Alberto Fonseca, 55, mais de 20 deles dedicados a esta profissão, resolveu ir ao cartório. “Não aguento mais ficar em casa sem trabalhar. É prejuízo para despachantes, corretores e para a prefeitura, que fica sem recolher Itiv (Imposto de Transmissão Intervivos, pago na transferência de propriedade nos contratos de compra e venda de imóveis e doações). Fonseca, que é autônomo, calcula que no período de greve deixou de realizar mais de 30 serviços. “Estou sem ganhar um centavo este mês”, comenta.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Bahia, divulgou na quinta uma nota desaprovando o impasse entre o Tribunal de Justiça da Bahia e os serventuários. Na nota é destacado que “a Ordem discorda dos atos que desrespeitam o ordenamento jurídico vigente, de um lado, as distorções históricas na folha salarial do Poder Judiciário Estadual, e do outro, a paralisação dos serviços”.

Reunião - A próxima assembleia da categoria está marcada para o dia 7 de junho. Porém não é descartada a possibilidade de essa reunião ser antecipada, caso haja algum avanço nas negociações. Desde o início de greve, no dia 7 de maio, os serventuários foram recebidos três vezes pela presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Telma Britto.

Leia reportagem completa na edição impressa do Jornal A Tarde deste sábado

Em destaque

Queda da popularidade traça limites para Lula, ao iniciar seu segundo ano

Publicado em 27 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Baggi (Jornal de Brasília) Bruno Boghossi...

Mais visitadas