Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, maio 27, 2010

Glaucoma não respeita sexo nem idade

Maria Rocha

A aposentada, Angélica Santos, 82 anos, há três anos fez cirurgia de catarata. Na mesma época recebeu a notícia de sua médica que também tinha glaucoma. A princípio, ela se assustou, mas passou a se informar mais sobre a doença e percebeu que podia viver normalmente, embora passasse a ter sua rotina alterada com o uso diário de um colírio.

“Agora, tenho de fazer consultas a cada três ou quatro meses e usar o colírio religiosamente; não posso esquecer por nada nesse mundo”, contou Angélica. Assim como a aposentada, milhões de pessoas desenvolvem o glaucoma e nem sabem. No Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, 26 de maio, centenas de baianos tiveram a oportunidade de fazer exames para detecção da doença gratuitamente.

A ação praticada ontem teve o apoio da Sociedade Oftalmológica da Bahia e da classe oftalmológica baiana com o objetivo de divulgar e orientar o paciente sobre os riscos do glaucoma que não tem cura, mas pode ser controlado. O evento de ontem serviu para alertar à população, mas uma campanha mais ampla já está definida para acontecer nos dias 15 e 16 de julho com o apoio das residências médicas de Salvador.

Uma doença silenciosa que lesa o nervo ótico progressivamente, alterando lentamente o campo visual e se não diagnosticada e tratada em tempo, pode levar à cegueira irreversível. O glaucoma pode afetar pessoas em todas as idades, mas o alerta vai principalmente para quem tem histórico familiar e acima de 40 anos.

Ela ocorre com maior incidência também em pessoas negras, detalhe ainda não esclarecido pela classe médica. Dados da literatura médica afirmam que em cinco anos 30-40% dos glaucomatosos não tratados podem evoluir para cegueira de um olho antes de terem consciência da doença.

Segundo a oftalmologista, Fabíola Mansur, estudos realizados em países desenvolvidos apontam que em torno da metade dos portadores de glaucoma primário de ângulo aberto nem sabem que tem a doença. “Certamente esta situação é mais grave em nosso país onde o acesso à educação e informação é menor. Assim podem existir hoje 600 mil glaucomatosos sem saber”, completou a oftalmologista que também é a vice-presidente da Sociedade Oftalmológica da Bahia. Geralmente, o glaucoma não apresenta sinais de aviso nem sintomas, como dor, associados ao distúrbio.

A perda da visão é gradual, e algumas vezes provável diminuição de uma parte importante da visão periférica antes que a pessoa perceba a existência de algum problema.

Cirurgia e colírios

“É importante se informar sobre a doença porque o diagnóstico precoce impede a progressão. O tratamento é à base de colírios ou cirurgias. Em ação, temos que pensar a doença como importante problema de saúde pública e todos nós devemos nos unir para combater os efeitos nefastos da cegueira que pode ser evitada se diagnosticada”, ressaltou a médica.

Mansur chama atenção das pessoas que fazem óculos em farmácias e são atendidas por optometristas (pessoas não aptas a examinar o globo ocular). “Eles não são capacitados a diagnosticar doenças importantes como glaucoma, catarata. Só quem pode cuidar da visão é o médico oftalmologista”, sentenciou Fabíola Mansur. De acordo com especialista, reduzir a pressão intraocular é de grande importância para preservar a visão. “A maioria dos olhos normais apresentam pressão intraocular entre 10 e 20 milímetros de mercúrio (mmHg).

Somente um oftalmologista poderá determinar qual é o nível de pressão ideal a ser atingida. É a partir desse diagnóstico que o médico poderá conter a evolução do glaucoma e também indicar o melhor tratamento”, completou.

Fonte: Tribuna da Bahia

Em destaque

Em plena crise mundial, três Poderes criam tempestade política no Brasil

Publicado em 19 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Alpino (Yahoo Notícias) José Casado Veja ...

Mais visitadas