Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, abril 29, 2010

Procurador regional diz que Serra e Dilma fazem propaganda "escancarada"

Lúcio Távora / Ag. A TardeCamionete com adesivo estava parada próxima ao carro de som com  jingle do tucano


O procurador regional eleitoral, Sidney Madruga, classificou de “coisa escancarada” a campanha eleitoral antecipada realizada pelo pré-candidato do PSDB à presidência da República José Serra, nesta quarta-feira, 28, nas cidades baianas de Alagoinhas e Feira de Santana. O tucano participou de vários eventos e fez corpo-a-corpo acompanhado por políticos do DEM e PSDB, com carros cheios de adesivos de candidatos da coligação para a eleição deste ano.

Conforme Madruga, não é somente Serra que está burlando a legislação eleitoral. A pré-candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, também tem feito propaganda antecipada nas suas visitas à Bahia. A lei prevê multa, estabelecida pelos Tribunais Regionais Eleitorais ou Tribunal Superior Eleitoral, a depender do caso, contra os candidatos que adotam esta conduta.

Em Alagoinhas, Serra circulou pela zona comercial cumprimentando eleitores. Pouco antes de sua chegada à cidade, um carro de som, parado no estacionamento da prefeitura, veiculava um jingle de campanha cuja letra lembra os feitos do tucano: “Serra do seguro desemprego/ Do genérico, remédios mais baratos/Tanta coisa boa ele já fez/Serra é do bem, Serra é do bem”.

Apesar das evidências de propaganda irregular, Madruga disse que a Procuradoria Regional Eleitoral não tem competência para entrar com representação contra candidatos à presidência da República. “Isso é tarefa da Procuradoria-Geral Eleitoral, mas os partidos que se sentirem prejudicados podem fazê-lo diretamente em Brasília”, disse, explicando que a sua abrangência é a eleição nos estados, de deputado, senador e governador.“Poderia até juntar material e informar a Procuradoria Geral, mas já tenho trabalho demais com os candidatos daqui...”, declarou.

Madruga é o procurador regional que mais tem entrado com representações no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra candidatos, por propaganda eleitoral antecipada. Já encaminhou mais de 40, tendo obtido condenações contra os candidatos ao governo estadual, Jaques Wagner (PT) e Geddel Vieira Lima (PMDB).

Nesta mesma quarta-feira, ele enviou mais duas representações ao TRE, contra o candidato do DEM ao governo, Paulo Souto, e o ex-procurador geral do Estado, Raimundo Vianna, por uso de adesivos com propaganda política em seus veículos.

Sugestões” - A exemplo do que declarou Serra, explicando não estar, ainda, fazendo campanha, o presidente regional do PSDB, Antonio Imbassahy, disse que o partido tem todo o cuidado para, nessas visitas do pré-candidato, não burlar a lei eleitoral. “Ele (Serra) está recolhendo demandas e sugestões para incorporar no seu programa, caso seja escolhido o candidato do PSDB à presidência na convenção de junho”, declarou.

Em relação ao carro de som que veiculava o jingle do tucano, informou que a orientação da direção regional do partido não era para fazer esse tipo de coisa “e me disseram que não haveria isso”.

Biaggio Talento, do A TARDE

Em destaque

"Análise Política: Fragmentação, Oportunismo e Desesperança"

"Reconciliação desses grupos é algo impossível. Pra ilustrar a situação Jairo está em um partido que pra ele ser eleito sozinho teria q...

Mais visitadas