Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, janeiro 29, 2010

Inscrição para federais começa hoje

Vanessa Fajardo
do Agora

A partir de hoje, o aluno que prestou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode disputar uma das 47.900 vagas nas instituições que substituíram o vestibular pela avaliação. No total, 51 unidades de ensino vão utilizar o Enem como processo único para selecionar alunos.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) no sisu.mec.gov.br que estará no ar a partir das 6h de hoje, segundo previsão do MEC (Ministério da Educação).

O processo de seleção vai funcionar em três etapas. A primeira começa hoje e termina no dia 3 de fevereiro. Em seguida, abrem-se as inscrições entre os dias 15 e 20 deste mês. Depois, será a oferta de vagas não ocupadas.

Em cada período, o aluno poderá se inscrever com uma opção de curso e instituição. Os resultados sairão dois dias depois do final de cada etapa.

As notas do Enem estão em um formato desconhecido dos alunos. Como a nota média foi ajustada para ficar em 500 pontos, quanto mais acima de 500 foi a pontuação, melhor foi o desempenho. Para saber a posição frente aos outros candidatos, é preciso ver as notas mínimas e máximas de cada área.

O Ministério Público Federal em Santa Catarina ingressou com ação civil pública para tentar suspender o Enem. A Promotoria contesta a forma de fiscalização da lacração e identificação das provas.

Como usar o sistema

1º passo
A partir das 6h de hoje, acesse o Sisu pelo site http://sisu.mec.gov.br

2º passo
Clique em "Acesse o Sistema de Seleção Unificada"

3º passo
Digite número de inscrição do Enem, senha e os caracteres que aparecerão. Clique em "Entrar". Caso tenha esquecido a senha, recupere acessando www.enem.inep.gov.br

4º passo
O sistema solicitará que o candidato crie uma senha. Digite-a duas vezes. Clique em "Entrar"

5º passo
O Sisu recupera as notas do estudante no Enem. Leia as instruções e aperte o botão "Clique aqui para fazer sua inscrição"

6º passo
Confirme as informações de contato importadas pelo sistema. Clique em "Prosseguir para o passo 2"

7º passo
Responda como gostaria de procurar o curso que deseja concorrer: por Estado, instituição ou nome. Clique em "Prosseguir"

8º passo
Digite o nome do curso. Clique em "Prosseguir"

9º passo
Aparecerá uma lista de cursos. Selecione apenas uma opção. Clique em "Prosseguir"

10º passo
Confirme os dados e veja a composição de sua nota. Também é possível visualizar a nota de corte atual. Durante o período de inscrição, o candidato pode acompanhar a evolução da nota de corte e alterar sua opção quantas vezes quiser. Valerá a última

11º passo
Ao encerrar as inscrições, o sistema classifica os candidatos

Fonte: Agora

Em destaque

Governo libera R$ 2,4 bilhões para atender senadores e deputados

Publicado em 20 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Jorge Braga (opopular.com.br) Pedro do Co...

Mais visitadas