Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, dezembro 25, 2009

Sabe todas as notícias do ano? Teste seus conhecimentos

Um presente de Natal do Congresso em Foco aos seus leitores: jogue e avalie se você leu bem o noticiário deste ano que termina

Thomaz Pires

Hoje, quinta-feira (24), é véspera de Natal. Para este dia mais leve, o Congresso em Foco resolveu dar de presente aos seus leitores um joguinho. O ano de 2009 foi recheado de escândalos políticos no Senado e Câmara dos Deputados. Além do excesso de denúncias e paralisia, outros episódios importantes marcaram os doze meses do ano. Pensando nesse apanhado geral e clima de retrospectiva, o Congresso em Foco preparou um Quizz para testar seus conhecimentos sobre o noticiários ao logo do ano.

O Quizz não obedece ordem cronológica. Incluímos perguntas sobres assuntos diversos na política a aproveitamos para lançar outros temas como política internacional e futebol. Basta escolher uma alternativa, entre as quatro disponíveis, e verificar a pontuação ao final. Para facilitar ainda mais a avaliação, é possível observar o nível de conhecimento com um quadro montado. Boa sorte.

1- O escândalo que acabou conhecido como a “farra das passagens aéreas” envolveu um parlamentar que resolveu presentear a então namorada e apresentadora de TV, Adriane Galisteu, com um bilhete para Miami tirado da cota parlamentar. Quem foi o galanteador?

A- Sarney Filho (PV-AC)
B- Edison Lobão (DEM-MA)
C- Rodrigo Rolemberg (PSB-DF)
D- Fábio Faria (PMN-RN)


2- O Conselho de Ética da Câmara absolveu um parlamentar que ficou conhecido como “o deputado do castelo”. O parlamentar foi acusado de omitir da Justiça eleitoral uma propriedade estimada em R$ 25 milhões e usar indevidamente a verba indenizatória com sua empresa de segurança. Quem é a figura?

A- José Genoíno (PT-SP)
B- Ronaldo Caiado (DEM-GO)
C- Edmar Moreira (sem partido-MG)
D- Geraldo Magela (PT-DF)


3 – Nas investigações sobre as denúncias contra o “deputado do castelo”, o relator sobre o caso ignorou as pressões da sociedade e inocentou o parlamentar. Diante da reação, respondeu o seguinte: “Estou me lixando para a opinião pública”. Quem é o aloprado?

A- Sérgio Moraes (PTB-RS)
B- Gustavo Fruet (PSDB-PR)
C- Sérgio Barradas (PT-BA)
D- Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ)


4- No escândalo que por pouco não representou a renúncia do presidente do Senado, José Sarney, despachos administrativos passaram a ser alvo de apurações da primeira secretaria. O Caso ficou conhecido como o escândalo dos “Atos secretos". Nas apurações, ficou confirmado que o peemedebista empregou o namorado de um familiar. Quem era o parente?

A- Sobrinha
B- Neta
C- Prima
D- Bisneta


5- No auge da crise dos atos secretos, a “tropa de choque” do presidente José Sarney (PMDN-AP) resolveu partir para o ataque. Em uma sessão aparentemente simples, o senador Pedro Simom (PMDN-RS) foi praticamente escorraçado verbalmente por um oligarca da política, que o chamou de “parlapatão” e mandou engolir as palavras. Quem foi?

A- Fernando Collor (PTB-AL)
B- Renan Calheiros (PMDB-AL)
C- Wellington Salgado (PMDB-MG)
D- Romero Jucá (PMDB-PR)


6- Com a aprovação popular em alta até o meio do ano, o presidente dos Estados Unidos Barack Obama amargou uma vitória que mexeu com a população e teve como protagonista o Brasil. Do que se trata a perda?

A- Metas de redução de gás carbônico
B- Acordo de formação de um novo bloco econômico
C- Jogos da Olimpíadas de 2016
D- Jogos da Copa do Mundo de 2014


7 – O senador Eduardo Suplicy causou rebuliços no plenário do Senado ao apresentar um cartão vermelho gigante em plena sessão ordinária. Contra quem o parlamentar protestava e pretendia mandar para o "chuveiro".

A-Heráclito Fortes (DEM-PI)
B-Marconi Perilo (PSDB-GO)
C-José Sarney (PMDB-AM)
D-Renan Calheiros (PMDB-AL)

8- O Congresso Nacional recebeu neste ano um projeto de iniciativa popular, com quase 1,5 milhão de assinaturas, para combater a corrupção. A proposta busca evitar a candidatura do político que tiver qualquer condenação em primeira instância. De que projeto estamos falando?

A- Ficha limpa
B- Mudança na Lei Rouanet
C- Fim do foro provilegiado
D- Estatuto da igualdade racial


9 - A quarta edição do prêmio Congresso em Foco elegeu, com o voto dos internautas, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e a deputada Manuela Dávila (PCdoB-RS) em qual categoria?

A- Combate à Corrupção
B- Destaque na educação
C- Defesa ao meio ambiente
D- Parlamentar do ano





10 - Entre as quatro equipes rebaixadas para a segundona do Brasileirão, uma delas comemorava neste ano o centenário de criação do clube. A derrota representou a ira da torcida, que promoveu um grande quebra-quebra na última rodada do campeonato. De que clube estamos falando?

A- Fluminense
B- Sport Recife
C- Goiás
D- Coritiba


Clique aqui para ver as respostas certas

Clique aqui para saber como anda seu conhecimento do noticiário de 2009

Em destaque

Verba eleitoral do PL pagou invasão e falsificação de papéis contra Moraes

Publicado em 26 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Carla Zambelli se tornou um problema para seu parti...

Mais visitadas