Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, dezembro 22, 2007

Um milhão a mais

Dados do IBGE mostram que, em sete anos, população baiana passou para 14 milhões


Mariana Rios
Em sete anos, a população baiana cresceu em mais de um milhão de indivíduos. A evolução na taxa média de incremento anual na população contrasta com a situação nacional e de estados do Sul e Sudeste do país. O Rio Grande do Sul, por exemplo, registrou a menor taxa de crescimento populacional no país. Se em 2000, eram pouco mais de 13 milhões de baianos, a conta já atinge 14.080.654. Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que também apresentou números preliminares do censo agropecuário de 2006.
Desde 2000, a Bahia cresce mais que na década passada. Ou seja, de 1991 a 2000, a taxa média geométrica de incremento anual da população era de 1,09%. Já entre 2000 e 2007 passou para 1,12%. A percentagem nacional seguiu o movimento contrário: foi maior na década passada (1,64%) do que na registrada nesta contagem (1,21%). Diferente dos recenseamentos, realizados em anos terminados em zero, a contagem é feita no meio da década, sendo mais objetiva e simples. Esta é a segunda contagem realizada pelo instituto – a primeira ocorreu em 1996.
Um dos motivos para a redução da taxa nacional é a queda na taxa de fecundidade. Na década de 70, a média era de 7,5 filhos por mulher. Em 2007, a proporção decai para 2,1. Até 2060, a previsão é de que a população brasileira pare de crescer. Com o envelhecimento do país, a relação, que atualmente é de um idoso para cada quatro crianças, deve passar a ser de um para um em 2039.
Destaques - Na Bahia, um dos municípios que registraram o maior crescimento populacional foi Luís Eduardo Magalhães, a 930km da capital. O motivo foi a imigração, segundo o coordenador de divulgação de censos do IBGE na Bahia, Joilson Rodrigues de Souza. “A atividade econômica principal trouxe uma série de outras que a complementam como os setores comercial, bancário e agroindustrial”, explicou Rodrigues.
No ano de 2000, quando o município foi desmembrado de Barreiras, a população era de quase 19 mil habitantes. A contagem deste ano revelou mais de 44 mil moradores. O crescimento foi 12 vezes mais rápido que no resto do estado. Na outra ponta, municípios como Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro tiveram um arrefecimento na taxa de incremento populacional. Por exemplo, Santa Cruz Cabrália, que teve entre 1991 e 2000 uma taxa média anual de crescimento dos habitantes em 15,65%, registrou na contagem 0,75% ao ano.
A Contagem da População do IBGE foi iniciada no dia 16 abril e cobriu 5.435 municípios com até 170 mil habitantes – ou seja, 97% dos municípios brasileiros. Nacionalmente, a pesquisa apontou um desequilíbrio na proporção entre homens e mulheres: se antes a relação era de cem homens para cem mulheres, a proporção caiu para 99,6 homens em cada cem mulheres.
Fonte: Correio da Bahia

Em destaque

TJPR defere recurso do MPPR e proíbe servidor público de Paranacity de exercer advocacia privada durante expediente na prefeitura

  TJPR defere recurso do MPPR e proíbe servidor público de Paranacity de exercer advocacia privada durante expediente na prefeitura 25/03/20...

Mais visitadas