Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, dezembro 15, 2007

O brasileiro Niemeyer

Oscar Niemeyer costuma dizer que o homem é como uma casa. "Podemos fazer reformas: consertar o telhado, mudar as esquadrias, pintar portas e janelas, corrigir goteiras. Mas continuará deficiente se seu plano original foi mal concebido". Ao completar 100 anos, Niemeyer é um ser humano completo. Seu plano original foi tão bem feito que até hoje dá frutos em vários continentes. Ele acaba de receber a comenda do Mérito Cultural, das mãos do presidente Lula, foi condecorado com a comanda da amizade pelo presidente russo Vladimir Putin e o colar da Legião de Honra, do governo francês. É considerado um gênio, mas nunca demonstra empáfia.
- Quanta medalha, quanta falta de assunto. Eles são gentis, é bom receber uma homenagem, mas não precisava - diz Niemeyer em seu escritório na Avenida Atlântica, no Posto Seis, onde trabalha de segunda a sexta, das 10h às 20h.
Caminhando com dificuldade depois de um tombo, Oscar tenta ser paciente com os jornalistas. Dias antes do aniversário, a agenda comandada por Vera Lúcia, sua segunda mulher, anda superlotada.
- Continuo trabalhando e recebendo os amigos aqui mesmo - avisa o arquiteto. - É uma vida como a de outro qualquer, não tem nada de especial.
Não é verdade. Oscar Niemeyer é considerado o maior arquiteto brasileiro e um dos maiores do mundo. Basta ver a relação de suas obras, prédios públicos, museus, teatros, igrejas, centros culturais. Nunca se conforma com o já visto, o já feito. Ele quer o novo, a originalidade, o que chama de "a surpresa arquitetural".
Beleza concreta
Tampouco a sua vida pessoal é comum. Ele se esforça para que o ser humano, e, em especial, o brasileiro, se sinta melhor nesse planeta. Não é pouca coisa. Garante que os humildes também gostam do que é belo e essa visão faz com que crie uma arquitetura monumental. Doma o concreto armado, investe em curvas, que sempre foram a sua paixão. Curva é sinônimo da mulher e das montanhas cariocas, que admira do janelão de seu escritório, no terraço de um antigo prédio na Avenida Atlântica.
Às vezes, solta um palavrão, mas é tão bem colocado, que não choca nem os mais conservadores. Como suportar uma arquitetura malfeita, logo ele, que sempre buscou a beleza em suas obras? Como enfrentar aqueles que deturpam as suas idéias já concretizadas, em cidades como Belo Horizonte ou Brasília, enfeiando o projeto original?
Mesmo próximo do centenário (que ele acha uma bobagem), não aceita o egoísmo e a obsessão dos especialistas, pragas da atualidade.
- Fico muito preocupado com a juventude que não lê, que se forma e depois só pensa em se tornar especialista. É preciso olhar o outro, ser solidário. É preciso viver, fazer outras coisas. As pessoas que só pensam em sua profissões não vêem a pobreza. Só querem ser vencedores, isso é uma merda!
Por essas razões, tem coragem de dizer que a arquitetura não importa.
- O importante é viver.
É tão low profile, que não se sente poeta, apesar de a poesia surgir de sua arquitetura.
- Gosto de ler, escrever, de me informar. Todo o mundo é igual. A pessoa vem à Terra, conta a sua historinha e vai embora. E nada muda. O importante na vida é ter prazer. Outro dia, me perguntaram qual é a palavra mais importante na minha vida, e eu disse: solidariedade.
Oscar reconhece que, além dos probleminhas de saúde, tudo ficou mais difícil a partir dos 70 anos.
- Os amigos foram morrendo - afirma, cheio de tristeza. Darcy Ribeiro, Luiz Carlos Prestes, a primeira mulher, Annita Baldo, Lúcio Costa, Milton Roberto, o tio Nhonhô, que o levou a conhecer os segredos das mulheres.
Essa maneira de ser faz com que não tenha planejado uma grande festa para o seu aniversário.
- Quem quiser, aparece lá em casa (nas Canoas). Não vai ter almoço, nem música. É um encontro para bater papo - anuncia.
Chico Buarque, Fernanda Montenegro, Danuza Leão, a ministra Ellen Gracie confirmaram a presença.
E o bolinho, vai ter?
- Ah, bolinho, tem que ter - admite, com simplicidade.
Vai ser difícil presentear Oscar Niemeyer. Até a única filha, Ana Maria, estava em dúvida.
- Ele é uma pessoa de hábitos austeros. Gosta de vinho, minicigarrilhas cubanas e perfume de determinadas marcas - avisa.
O melhor presente que ganhou ultimamente foi a miniatura de mesa e cadeira, reproduções das usadas pelos revolucionários Che Guevara e Fidel Castro, há quase 50 anos.
- Fico preocupado com o Brasil e com a América Latina - pondera Niemeyer, que gostou de receber a visita de Lula em seu escritório há duas semanas. - Lula é importante, é operário, solidário, patriota, gosta do povo.
A palavra solidariedade marca outras falas do professor, que está abrindo um espaço avançado em Cuba, uma escola de arquitetura.
- Vamos fazer projetos e ajudar o país. Não vai ter lucro. O dinheiro vai manter o escritório.
A vida continua sem mudar a sua opinião sobre as pessoas que conheceu no Partido Comunista.
- Foram as melhores, mais humanas e solidárias - garante.
Como ele. Pelo jeito, elas tiveram um projeto original sujeito a pouquíssimas reformas
Fonte: JB online

Em destaque

Em plena crise mundial, três Poderes criam tempestade política no Brasil

Publicado em 19 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Alpino (Yahoo Notícias) José Casado Veja ...

Mais visitadas