Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, dezembro 25, 2007

Menopausa aumenta risco de doenças respiratórias

Uma pesquisa realizada por cientistas europeus indica que mulheres passando pela menopausa têm mais riscos de desenvolverem doenças respiratórias como a asma. Segundo os pesquisadores, o aumento da incidência se deve à queda dos níveis do hormônio estrogênio. O estudo foi publicado na revista científica Journal of Allergy and Clinical Immunology.
A pesquisa analisou o funcionamento pulmonar de 1,2 mil mulheres, que também responderam a um questionário sobre a saúde respiratória. Os cientistas mediram o nível dos hormônios nas mulheres que tinham entre 45 e 56 anos.
Os resultados apontam que as mulheres que não menstruaram em um período de seis meses apresentavam pior funcionamento dos pulmões e mais sintomas de problemas respiratórios. Ao analisar o peso e o índice de massa corporal das mulheres, os pesquisadores descobriram que as mais magras apresentavam mais riscos de terem problemas respiratórios.
De acordo com os resultados, mulheres com massa corporal abaixo de 23 têm risco de apresentar sintomas de problemas respiratórios quatro vezes maior. Os problemas também são mais freqüentes em mulheres acima do peso.
O índice de massa corporal é calculado dividindo-se o peso (em quilos) pela altura ao quadrado (em metros), e é usado como padrão internacional para calcular níveis de obesidade. Até 25, o peso é considerado normal.
- Clínicos deveriam ter consciência do risco maior de asma e o menor funcionamento pulmonar em mulheres que chegam à menopausa. Estes problemas parecem ter menos destaque em mulheres com um índice de massa corporal de 25 - disse Francisco Gomez Real, médico da Universidade de Bergen, na Noruega.
Fonte: JB Online

Em destaque

Em plena crise mundial, três Poderes criam tempestade política no Brasil

Publicado em 19 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Alpino (Yahoo Notícias) José Casado Veja ...

Mais visitadas