Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, dezembro 26, 2007

Foto e digital do eleitor nas urnas

Eleições municipais de 2008 testarão novo sistema de identificação
SÃO PAULO - 2008 é ano de eleições municipais em todo o País e pode contar com uma novidade. Será testado no ano que vem um método de identificação do eleitor por impressão digital e fotografia. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio Mello, explica: "Em vez de o eleitor simplesmente apresentar o título, que não tem foto, ele se identificará pela palma da mão, pelas impressões digitais e também por uma fotografia que ficará junto da folha de eleitores da sessão".
Segundo Marco Aurélio, o TSE já tem 20 mil urnas com este piloto de identificação. Elas serão utilizadas, experimentalmente, nos municípios de São João Batista (SC), Fátima do Sul (MS) e Colorado do Oeste (RO).
Cassação
O presidente do TSE comentou, ainda, que no ano que vem deverão ser julgados os cerca de 2 mil processos de cassação de mandato de parlamentares por infidelidade partidária. E comentou: "Não tenho a menor dúvida de que dificilmente teremos uma justificativa socialmente aceitável para o troca-troca após os períodos fixados pelo TSE".
Em outubro deste ano, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram que os cargos deixariam de pertencer aos parlamentares que trocaram de partido após a data-limite de 27 de março.
Custos
O processo eleitoral também deve custar caro. Segundo o ministro Marco Aurélio Mello, o custo dessas eleições poderá chegar a R$ 600 milhões. Ele pondera, contudo, que os custos finais podem ser reduzidos, pelo fato de o orçamento das eleições ser calculado com recursos adicionais, para assegurar que o processo eleitoral não dependa de verbas suplementares. "Ao longo do ano, vamos buscar diminuir esse valor", disse ele, lembrando que esta redução será realizada sem prejudicar o processo eleitoral.
Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

"Caprinos e Ovinos de Elite: A Excelência da Fazenda São Marcos"

23/04/2024   "Caprinos e Ovinos de Elite: A Excelência da  Fazenda São Marcos" Fonte: JV PORTAL / JEREMOABO TV RP: 9291/BA Fazenda...

Mais visitadas