Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, dezembro 31, 2007

Divulgado ranking das ações com melhores ganhos

O ranking das ações com os melhores ganhos de 2007 veio sem surpresas, com empresas dos setores de siderurgia e mineração ocupando o topo do pódio. O resultado já era esperado, dado o expressivo aumento da demanda por minério de ferro e aço, puxada mais fortemente pela expansão da economia chinesa, que cresce a taxas de 10% ao ano.
Entre as perdas, porém, houve surpresas como Pão de Açúcar e Embraer, embora certamente a maior delas tenha sido Natura, estrela do início do boom de IPOs (sigla em inglês para ofertas iniciais de ações), que tomou conta do mercado de capitais local de 2004 para cá.
As ações da Natura encerram o ano com uma desvalorização de 36,18% - a segunda maior perda entre os 61 papéis que integram o Ibovespa, o principal índice de preços da Bovespa. É o que mostra pesquisa da Economática, que avaliou o desempenho das ações do Ibovespa até 21 de dezembro.
- O brilho da Natura foi embaçado por uma estratégia mal-sucedida de vendas no Natal de 2006, que derrubou suas receitas e continuou afetando negativamente os resultados deste ano, num momento em que a concorrência ficou mais acirrada - disse Eduardo Favrin, diretor de produtos do HSBC Investment.
Favrin lembra que com a queda do dólar, as margens de retorno de sua principal concorrente, a internacional Avon, aumentaram e com isso ela pode reduzir os preços dos cosméticos. Segundo ele, a Natura teve que seguir o mesmo caminho sem as mesmas vantagens.
Lanterninha no Ibovespa
Além disso, a empresa está se internacionalizando - já atua no México, na França e estuda a entrada nos EUA - estratégia que o mercado ainda tem dúvidas se é a mais correta.
- Vamos ver como vem o resultado do quarto trimestre para avaliar se a estratégia está dando certo. Antes disso, não dá para fazer recomendações sobre a empresa para 2008 - observa.
No balanço de nove meses deste ano, a receita líquida da empresa cresceu 12,1%, mas seu lucro líquido caiu 5%.
Para o Pão de Açúcar, cujas ações preferenciais acumulam desvalorização de 11,71% este ano, o diretor do HSBC informa que não é possível fazer previsões para 2008 antes do resultado do quarto trimestre de 2007. Segundo ele, a queda registrada este ano se deve à revisão para baixo no crescimento das vendas das mesmas lojas.
- No início do ano, o Pão de Açúcar anunciou que cresceria 5%. A previsão, porém, foi posteriormente reduzida para 3% a 3,5%, enquanto o setor cresce a uma taxa acima de 8% - avalia.
A lanterninha do ranking do desempenho do Ibovespa foi da Cosan, com uma desvalorização acumulada no ano de 51,80%. O mercado está descontando do valor da empresa a decisão do controlador, Rubens Ometto, que transformou a Cosan Brasil numa subsidiária da Cosan Limited - empresa que Ometto abriu nas Bermudas e em seguida fez uma oferta pública de ações na Bolsa de Nova York. A manobra não agradou os investidores da Cosan brasileira, que não descartam a possibilidade do controlador vir a fechar o seu capital.
Fonte: JB Online

Em destaque

Caras jornalistas, caros jornalistas,

c , Caras jornalistas, caros jornalistas, Nesta próxima sexta-feira, 26 de abril, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) vai ter eleições...

Mais visitadas