Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, dezembro 16, 2007

Derrota de Simon derruba ala do PMDB

Leandro Mazzini Brasília
O clima esquentou na reunião da bancada do PMDB no Senado, na terça-feira, entre Pedro Simon (RS) e José Sarney (AP), durante a escolha do sucessor de Renan Calheiros (PMDB-AL) para a presidência da Casa. Os dois iniciaram um bate-boca, logo contornado:
- Você não é candidato agora porque quer vir em 2009 para ser eleito e depois ficar mais dois anos - acusou Simon.
- Não sou candidato em hipótese nenhuma - respondeu Sarney.
- Nenhuma mesmo? Nem em 2009? - insistiu o gaúcho.
- De forma alguma - replicou Sarney, taxativo e de olhos arregalados.
- Então Raupp (líder do PMDB), registre aí na ata, agora! "Sarney não é candidato à presidência do Senado em 2009" - complementou Simon, não menos irritado.
Mais que uma discussão numa contenda interna no partido, o senador Simon teve a certeza de que a ala fisiológica do PMDB, afeita a cargos e ao poder, venceu a da ideologia - assim prega ele, um dos sobreviventes do grupo minoritário composto pelo gaúcho, Jarbas Vasconcellos (PE) e Mão Santa (PI). A ascensão de Garibaldi Alves (PMDB-RN) à presidência do Senado, vaga de direito da sigla pela posição de maior bancada da Casa, é a manutenção no poder de um grupo que domina os cargos mais importantes no Congresso, liderado pelos ex-presidentes José Sarney (AP), Renan Calheiros (AL) e Jader Barbalho (PA), hoje deputado federal.
A disputa de terça-feira na reunião da bancada de 19 dos 20 senadores do PMDB foi uma reedição da escolha de 1995, quando 22 senadores compunham a legenda no Senado. À época, Simon perdeu a indicação à presidência para Sarney. Foram 13 votos para o ex-presidente da República, contra 5 do gaúcho e 4 de Íris Rezende (GO).
O que pesou contra Simon também é o fato de, a exemplo de 1995, ser visto como um anticandidato junto ao Palácio do Planalto, um ferrenho crítico da política econômica de Fernando Henrique Cardoso. A linha de independência e a campanha pela mudança do regimento do Senado enterraram a candidatura de Simon dentro do próprio PMDB. Entre outros pontos não aceitos pelos colegas, o senador propunha, se eleito, pontos que derrubaram as regalias do mesmo grupo ainda dominante: redução do poder do presidente do Senado para nomeações em cargos; exigência de relatório de atividades dos pares em viagens oficiais ao exterior; e uma pauta planejada durante o início do mês - assim, os senadores trabalhariam de segunda a sexta, sem folga, até votarem todos os itens.
Simon acusou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de interferir na escolha desta vez. Não bastasse ser visto como um parlamentar independente do Planalto, a possibilidade de Simon ressuscitar essas propostas de 1995 deixou temerosos os senadores do PMDB.
A maioria dos senadores do PMDB saiu da reunião com a certeza de que Sarney não blefa. Primeiro, porque ele está mais entregue à sua produção literária do que à política, embora tenha presença semanal no Congresso. Mas, principamente, pelo acordo bicameral entre PMDB e PT. Pelo trato, o deputado Michel Temer (PMDB-SP) assume a presidência da Câmara em 2009, para mandato de dois anos, e o PMDB cede aos petistas a vaga de presidente do Senado no mesmo período, o que impossibilitaria Sarney de ocupar o cargo.
Fonte: JB Online

Em destaque

Já temos motivos em dobro para temer turbulências climáticas assustadoras

Publicado em 28 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Turbulências se intensificam mais rapidamente nos T...

Mais visitadas