Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, dezembro 21, 2007

Combate à pedofilia

Operação Carrossel, da Polícia Federal, cumpre mandados de busca e apreensão em Salvador e outras 57 cidades do país


Mariana Rios
Policiais federais cumpriram três mandados de busca e apreensão em Salvador dentro da operação Carrossel, com o objetivo de reprimir a prática de pedofilia na internet. Foram apreendidos computadores, além de CDs, DVDs e disquetes em estabelecimentos comerciais, cujos nomes foram preservados pela Polícia Federal baiana. Ninguém foi preso na capital. Ao todo, a operação foi realizada em 57 cidades brasileiras, em 14 estados e no Distrito Federal, com cerca de 410 policiais envolvidos. Os agentes cumpriram 102 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 12ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal. No resto do país, três pessoas foram presas em flagrante – duas no estado de São Paulo e uma em Fortaleza, capital do Ceará.
Durante a ação, além de computadores, CDs e DVDs, foram recolhidos materiais que configurassem a prática do crime de pedofilia. Todos os produtos apreendidos serão analisados por peritos da PF para comprovação da prática de crime de pedofilia na rede mundial de computadores e identificação dos suspeitos. Rastreamento - Desde agosto foram iniciadas as investigações, que rastrearam usuários que compartilhavam conteúdo pedófilo em programas de troca de arquivo. Esta é a primeira vez que a PF realiza uma operação de combate à pedofilia, a partir de informações apuradas pela própria corporação – utilizando um programa nacional de rastreamento.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescentes, o crime de pedofilia ocorre quando alguém fornece, publica ou divulga, em qualquer meio de comunicação, imagens pornográficas ou cenas de sexo explícito envolvendo crianças ou adolescentes. Assegurar os meios ou serviços para armazenamento destes arquivos também é uma prática criminosa. Os policiais mapearam os IPs (protocolo de internet, que funciona como endereço das máquinas) e localizaram usuários em mais de 78 países que compartilhavam material de conteúdo pedófilo. Os organismos policiais destes países foram avisados pela representação da Interpol no Brasil e pela própria PF.
A ação foi realizada no Distrito Federal e nos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Fonte: Correio da Bahia

Em destaque

TJPR defere recurso do MPPR e proíbe servidor público de Paranacity de exercer advocacia privada durante expediente na prefeitura

  TJPR defere recurso do MPPR e proíbe servidor público de Paranacity de exercer advocacia privada durante expediente na prefeitura 25/03/20...

Mais visitadas