Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, novembro 28, 2007

Bispo retoma greve de fome

Dom Luiz Cappio Flavio radicaliza e inicia manifestação contra transposição do Rio São Francisco


SALVADOR - O bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, de 61 anos, resolveu voltar a fazer greve de fome para protestar contra as obras de transposição do Rio São Francisco, que estão sendo realizadas por tropas do exército no Norte da Bahia. A manifestação, que começou às 10 horas de ontem, em Sobradinho (BA), 554 quilômetros a Noroeste de Salvador, localizada na margem do rio, ocorre dois anos e um mês depois que o religioso encerrou um jejum de 11 dias, pelo mesmo motivo.
"Naquela época, o governo e eu assinamos um acordo que previa o encerramento da transposição e o início de um grande debate da sociedade em torno do desenvolvimento das populações que vivem nas regiões abastecidas pelo rio", conta. "Este recomeço é um protesto desesperado porque o governo não cumpriu o acordo".
A greve de fome foi iniciada no momento em que Cappio protocolou uma carta para ser entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nela, o bispo ressalta que há "propostas para garantir o abastecimento de água para toda a população do Semi-Árido com as ações previstas no Atlas do Nordeste apresentadas pela Agência Nacional das Águas (Ana) e as ações desenvolvidas pela Articulação do Semi-Árido (ASA)", fazendo com que a transposição seja desnecessária.
Cappio afirma que está disposto a morrer "pela vida do rio e a do povo". "Só há duas formas de eu interromper este protesto: se as tropas do Exército saírem dos locais onde estão sendo realizadas as obras ou se forem arquivados definitivamente os projetos de transposição", garante.
Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

Em plena crise mundial, três Poderes criam tempestade política no Brasil

Publicado em 19 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Alpino (Yahoo Notícias) José Casado Veja ...

Mais visitadas